#5 Turismo – Baía dos Golfinhos – Rio Grande do Norte
Nem tão vazia, nem tão agitada, a Baía dos Golfinhos atrai milhares de turistas durante a temporada e continua com toda a beleza que sempre ostentou!
Governador Celso Ramos é uma cidade como poucas. É sabido que as praias daqui são ímpares no que se diz respeito à beleza. Em relação à limpeza, idem. Também é sabido que as extensões destas praias são limitadas – o que faz com que os locais se tornem ainda mais aconchegantes – e, mesmo assim, ao cruzar a paisagem pela estrada de mão dupla que a costeia é possível ver que há muitos lugares disponíveis para sentar e relaxar. Com espaço de sobra, diga-se de passagem. Governador Celso Ramos só faz parte da rota turística por quem a conhece, ou seja, pelos moradores da Grande Florianópolis e é impossível passar por uma temporada de verão sem escrever sobre o lugar, porque é, de fato, um dos destinos mais exuberantes do litoral catarinense.
Entre as curvas da SC-410 – estrada que corta a localidade -, avançando aproximadamente sete ou oito quilômetros em sentido à Palmas, abre-se uma clareira ao lado direito da rodovia. Alguns motoristas pisam no freio e estacionam os veículos para ver melhor o que há lá embaixo. Talvez um pouco menos de mil metros de faixa de areia envolta por mata e morros, alguns barcos na água e banhistas. Vista de cima a Baía dos Golfinhos, sem dúvidas, dá água na boca e imagina-se que o lugar vive fervendo, com música e gritos alegres de uma pequena multidão. Engana-se quem pensa assim. Pelo caminho, ainda na estrada, as placas de sinalização advertem sobre a importância da tranquilidade nos dizeres “reduza o barulho”. Para quem busca um dia de paz e contemplação, chega ao local certo.
Excelente para caminhada ou natação, mar calmo com apresença de Golfinhos, e poucas barracas incluindo escola de surf e aluguel de caiaques, pranchas e frescobol.
A Praia do Curral, ou popularmente conhecida como Baia do Golfinhos, é ideal para quem quer um contato maior com esses mamíferos. Aqui eles são os donos da casa e costumam receber seus visitantes com saltos e acrobacias.
Como chegar:
Importante conferir a tábua das marés pois o único acesso é pela praia, indicado apenas na maré baixa, vindo da Praia do Madeiro ou Praia do Centro.
Durante a maré baixa é possível os golfinhos e peixes próximos a areia, e quem sabe nadar com eles!.
Imagens: https://pipa.com.br/baiadosgolfinhos/, https://www.abihrn.com.br/2016/02/19/baia-dos-golfinhos-na-pipa-e-a-terceira-praia-mais-bonita-do-brasil-segundo-o-tripadvisor/, https://www.nsctotal.com.br/noticias/conheca-as-peculiaridades-da-baia-dos-golfinhos-em-governador-celso-ramos
Dados: https://pipa.com.br/baiadosgolfinhos/, https://www.nsctotal.com.br/noticias/conheca-as-peculiaridades-da-baia-dos-golfinhos-em-governador-celso-ramos