fbpx

Como animar minha equipe?

COMO ANIMAR A MINHA EQUIPE?

      Um dos fatores que faz uma empresa crescer e se desenvolver é ter um time organizacional motivado. A desmotivação dos colaboradores impacta diretamente no clima organizacional, gera queda na qualidade dos serviços/produtos, problemas de relacionamento interpessoal, conflitos na comunicação e aumento da rotatividade, já que funcionários insatisfeitos não permanecem na organização. Por isso é tão importante manter a sua equipe animada e satisfeita. Porém, como fazer isso? Que práticas e ações mantêm os colaboradores engajados, motivados e felizes? Para te ajudar, elencamos 7 passos para o seu time trabalhar de forma mais assertiva e entregar melhores resultados. Confira:

 

1. Conheça seus colaboradores.

1.1 Saber com quem você trabalha é muito importante. Conhecer o perfil

comportamental de cada colaborador ajudará o gestor a direcionar os trabalhos de forma mais assertiva e motivadora. Conhecer a história e as aspirações da sua equipe também ajudará os líderes a direcionar treinamentos e programas motivacionais mais efetivos.

1.2 Além disso, quanto melhor você conhece seus colaboradores, mais fácil fica mapear as competências de cada um e medir o desempenho das equipes, possibilitando encontrar gaps de competência, pontos fortes e de melhoria.

 

2. Caminhe junto com a sua equipe.

2.1 Esteja presente e demonstre interesse por sua equipe de trabalho, lembre-se que o cargo de “chefia” já gera em muitos funcionários certo desconforto oriundo de ideias de hierarquia, portanto, conheça sua equipe, pergunte de suas necessidades e o que poderia melhorar suas condições de trabalho. Seja líder de excelência.

 

3. Estabeleça metas realistas.

3.1  Ainda que a empresa precise constantemente entregar resultados e atingir metas, não cometa o erro de criar metas além da capacidade da sua equipe. Para que isso não aconteça, é necessário conhecer as capacidades e limites dos seus colaboradores, e definir objetivos e prazos realistas e justos.

3.2  Sobrecarregar os funcionários terá o efeito contrário do planejado: resultados de má qualidade e fora do prazo, além de colaboradores insatisfeitos.

 

4. Crie desafios e estimule a competição saudável.

4.1 Lembre-se que sua equipe deve trabalhar em conjunto, para que sua empresa funcione de forma eficaz. Motive competições saudáveis entre seus funcionários, ao estabelecer metas e desafios promocionais, não torne o prêmio inalcançável e a competição hostil entre aqueles que o buscam. Um ambiente detrabalho saudável cria funcionários motivados.

 

5. Escuta atentamente a sua equipe.

5.1 Parece óbvio, mas a comunicação no ambiente de trabalho é extremamente importante. Deixe claro que seus colaboradores têm a liberdade de fazer perguntas e que suas opiniões sobre a empresa fazem a diferença. Assim, os colaboradores se sentem valorizados e passam a exercitar seu poder de fala, o que desenvolve soft skills (habilidades e competências comportamentais) como atitude e liderança.

5.2 Isso também ajuda a empresa, já que as opiniões recebidas formam um cenário mais detalhado da empresa, além da visão dos gestores, que possibilita mudanças benéficas para todos.

 

6. Dê feedbacks.

6.1  Dar feedbacks deve ser uma prática constante, não apenas para corrigir alguma falha de desempenho; o ideal é passar o feedback ao colaborador após cada entrega, para manter um acompanhamento contínuo de seu desempenho.

6.2  E tenha em mente que os feedbacks positivos são tão importantes quanto os de de correção, cada um tem sua função. O feedback positivo deixa o colaborador satisfeito e orgulhoso de seu desempenho, o motiva a continuar melhorando, enquanto o feedback de correção, se passado do jeito certo, dá a ideia de que os gestores se importam com o desempenho do colaborador e que têm altas expectativas.

 

7. Invista em treinamento e desen-volvimento (T&D) e valorize o seu time.

7.1 Treinar suas equipes, além de beneficiar a empresa com pessoas mais capacitadas, faz os colaboradores se sentirem valorizados pelo investimento em treinamento e, consequentemente, se esforçam mais para melhorar e atingir as expectativas.

7.2 Os benefícios de um treinamento não param na motivação das equipes. Capacitar funcionários poupa gastos com novos recrutamentos e diminui a rotatividade da empresa.

7.3 Colaborador valorizado é colaborador fidelizado.

 

Investir no capital humano é de extrema importância, afinal, são as pessoas que vão gerar os resultados que a sua organização almeja.

 
 

Imagem: https://br.freepik.com/fotos/negocio’>Negócio foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

Compartilhe: