#6 Turismo – Canyon do Poty – Piauí
Foto: Condatur
O Canyon do Poty aconteceu naturalmente por meio de uma falha geológica, ocorrida há milhões de anos. O Rio Poty, que nasce no Ceará, deveria seguir para o litoral cearense, entretanto desvia pela fenda geológica ao chegar no Município do Buriti dos Montes, atravessa a Serra da Ibiapaba e desemboca no Rio Parnaíba, na Vila do Poti, já em Teresina. Esse fenômeno resultou numa bela paisagem, com relevo, flora e fauna que estão agora em estado de vigília para serem preservados. Apesar de não muito conhecido, o Canyon tem atraído turistas de várias partes do Brasil e de outros países. Ainda tem despertado a curiosidade de ecologistas que estudam inscrições rupestres. Não deixe de observar as escavações feitas na rocha pelas correntezas, ganhando formas diferentes, bem peculiares. Ainda chegam a promover cavernas e abrigos naturais. Os paredões da garganta atingem 60 metros de altura.
Do centro da cidade, o acesso mais fácil é de carro, preferencialmente 4×4.
Onde fica
O Canyon do Poty se encontra no Município de Buriti dos Montes. Para fazer a trilha, é preciso percorrer cerca de 15 quilômetros. Você tem a alternativa de fazer o percurso de bike, moto, carro, até de barco, e deixar para caminhar apenas um trecho do desfiladeiro. Fica a seu critério. As características do Canyon tornam vantajosas a prática de esportes de aventura, como canyonismo, rapel e trekking.
Distância de Teresina (PI)
320 quilômetros da capital piauense
Imagens: https://www.conhecaopiaui.com/noticia/canion-do-rio-poti-detalhes-e-dicas-desse-tesouro-no-sertao-do-nordeste, https://www.conhecaopiaui.com/noticia/canion-do-rio-poti-detalhes-e-dicas-desse-tesouro-no-sertao-do-nordeste, https://www.conhecaopiaui.com/noticia/canion-do-rio-poti-detalhes-e-dicas-desse-tesouro-no-sertao-do-nordeste
Dados: https://desviantes.com.br/blog/post/10-lugares-paradisiacos-e-exoticos-Brasil/