FIFE 2024 acontecerá de 23 a 26 de abril

0
47

1ª edição do Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica terá mais de 100 palestrantes e terá um eixo dedicado ao debate sobre uso de Inteligência Artificial

À medida que o mundo passa por transformações impulsionadas pela tecnologia, pela evolução dos modelos de negócios e por um novo olhar para temas socioambientais, as organizações da sociedade civil (OSCs) ganham novas oportunidades de profissionalização, ferramentas para expandir impacto e desafios para se adaptar às mudanças. É nesse contexto que a Rede Filantropia vai realizar, entre os dias 23 e 26 de abril, em Belo Horizonte (MG), a 11ª edição do Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE).

Realizado desde 2014, o FIFE promove um intercâmbio de conhecimento e networking para profissionais e gestores do Terceiro Setor, empresários em busca de parcerias sociais, estudantes e acadêmicos interessados na área, gestores públicos comprometidos com a esfera social e voluntários engajados. 

Durante os quatro dias de programação, o evento oferece palestras, rodas de conversa, oficinas, apresentações culturais e feira de exposições. Os temas abordados serão tão diversos quanto relevantes, cobrindo áreas como tecnologia, inteligência artificial, contabilidade, legislação, captação de recursos, comunicação e marketing, voluntariado e gestão, sempre com foco nas OSCs brasileiras e sua diversidade de portes, causas e localidades.

Inteligência Artificial

O evento chega à nova edição com um eixo temático dedicado ao debate sobre uso da inteligência artificial no Terceiro Setor. “Vemos que é importante discutir não apenas as oportunidades que essa tecnologia oferece, como a automação de processos e a análise avançada de dados para tomada de decisões mais estratégicas, mas também os desafios éticos que ela traz. As palestras vão explorar de forma prática como a IA pode impulsionar o impacto social das organizações e a necessidade de adotar abordagens responsáveis e transparentes em seu uso”, afirma a diretora executiva da Rede Filantropia, Thais Iannarelli.

As sessões sobre o uso de IA vão abordar contribuições para o setor de marketing e para as rotinas de gestão e captação de recursos, estratégias para integrar a Inteligência Artificial com as competências socioemocionais nos projetos sociais, como a tecnologia pode simplificar processos burocráticos e permitir que as organizações dediquem mais tempo e recursos às suas causas essenciais, além de outros tópicos. 

Palestrantes

O FIFE 2024 vai reunir mais de 100 palestrantes nacionais e internacionais. Destaque para a presença do norte-americano Darian Heyman, fundador da Helping People Help, diretor-executivo da Numi Foundation, que desenvolve programas em Oakland, na Califórnia, e cofundador da GenderSmart. Também é autor do livro Nonprofit Fundraising 101, traduzido no Brasil pela Rede Filantropia com o título Guia Prático de Captação de Recursos.

Também serão palestrantes nomes como Igor Ferrer, diretor de Parcerias com a Sociedade Civil na Secretaria-Geral da Presidência da República; Cassio Aoqui, cofundador da ponteAponte e do coletivo Labô; Luísa Lima, gerente de Comunicação e Conhecimento no IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social; Alejandra Yacovodonato, consultora de Inovação Social; Juliana Furini, advogada sênior especializada em Organizações da Sociedade Civil no Mattos Filho Advogados; e Michel Freller, conselheiro-diretor no Instituto Filantropia, vice-presidente do conselho deliberativo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e fundador da Criando Consultoria. 

Para consultar a programação completa, acesse: www.filantropia.ong/fife/programacao

Atividades Pré-Fife

Antes da abertura oficial do FIFE 2024, estão programadas algumas atividades de aquecimento para o evento. No dia 23 de abril, das 9h30 às 17h, o Encontro Ibero Americano de Voluntariado Estratégico reunirá diversos palestrantes para explorar estratégias e práticas eficazes no voluntariado para organizações sociais. 

Além disso, das 13h30 às 17h, serão realizadas duas aulas magnas. A primeira, sobre captação internacional de recursos, será ministrada por Flávia Lang e Ana Flávia Godoi. A segunda Aula Magna, intitulada “CEBAS – concessão, renovação e relatórios técnicos da assistência social“, será conduzida por Rogério Paganatto e Maria Iannarelli, abordando aspectos essenciais relacionados à obtenção e manutenção do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS). 

“A profissionalização do Terceiro Setor é uma garantia de que nossas boas intenções são respaldadas por práticas sólidas e eficazes de gestão e governança. Toda a programação que preparamos para o FIFE 2024 foi pensada para ajudar quem está na linha de frente a se capacitar e enfrentar os desafios do dia a dia com as melhores estratégias para impulsionar seu impacto social”, destaca o presidente do Instituto Filantropia, Marcio Zeppelini.

FIFE 2024

De 23 a 26 de abril de 2024
Local: Minascentro – Belo Horizonte (MG)
Inscrições em: www.filantropia.ong/fife
Membros da Rede Filantropia têm desconto de 50% na entrada.


Sobre a Rede Filantropia

Fundada em 2002, a Rede Filantropia é uma plataforma que tem como foco fortalecer as organizações sociais do Brasil e contribuir para a profissionalização do Terceiro Setor por meio de capacitações e da disseminação do conhecimento técnico em gestão. A Rede disponibiliza diversos materiais, como: revista especializada, artigos técnicos, cursos on-line, seminários, videoaulas, treinamentos, e-books, webinars, entre outros. São mais de 112 mil pessoas inscritas na plataforma, além de mais de 2,2 mil organizações associadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui