No dia 8 de abril, uma delegação com 23 editoras brasileiras desembarca na Itália para a 61ª edição da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, a maior feira literária do mundo dedicada ao segmento infanto-juvenil. O evento, que acontece até o dia 11 de abril, terá um estande do Brasil com programação exclusiva promovida pelo Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) – e o Ministério das Relações Exteriores.
As seguintes editoras compõem o grupo de empresas que participa do evento para negociar com editores do mundo todo: Ôzé; Viajante do Tempo; Pé da Letra; Biruta; Pallas; Callis; Girassol Brasil; Carochinha; Telos Editora; FTD Educação; Ciranda Cultural; Bom Bom Books; Pingo de Luz; VR Editora; Mil Caramiolas; Todolivro; Online; Global; Grupo SM Educação; Panda Books; Jujuba; Instituto Incluir; e Solisluna. A FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, também fará parte da delegação.
Além da comitiva empresarial, o Brasil conta com um grupo de representantes institucionais, entre eles, Karine Pansa, presidente da International Publishers Association (IPA) e diretora da CBL; Sevani Matos, presidente da CBL; Fernanda Gomes Garcia, diretora-executiva da Câmara; Rayanna Pereira, coordenadora do programa de internacionalização; e Daniel Munduruku, escritor brasileiro.
Quem estiver nos corredores da feira italiana poderá conferir de perto o espaço do país, que irá sediar dois eventos. No primeiro dia da feira, segunda-feira, 8 de abril, às 10h, o estande recebe convidados para um café acompanhado de rodadas de negócios. Já no dia 9, às 16h30, acontece a tradicional Caipirinha Hour, a ação que une networking e gastronomia brasileira.
Para Sevani, as expectativas são altas: “Estamos indo para a feira com um grupo grande e diverso de editoras que trabalham de maneira única a literatura infantojuvenil brasileira. Este é um momento crucial para mostrarmos ao mundo a riqueza e a diversidade da nossa produção editorial, além de estabelecermos importantes conexões internacionais. Estamos confiantes de que nossa participação contribuirá significativamente para fortalecer a presença e o reconhecimento do Brasil no cenário literário global”.
Já Rayanna ressalta a relevância da presença brasileira na prestigiosa feira infantil e juvenil de Bolonha deste ano, destacando o papel do país no evento. “É significativo ver o Brasil em destaque nesta feira. A indicação da Solisluna Editora ao prêmio de Melhores Editoras Infantis do Ano é apenas um reflexo do potencial criativo e editorial do nosso país. Estamos na expectativa para ver como essa participação fortalecerá nossa representação internacional”, afirma a coordenadora.
Programação
Estande do Brasil
Pad/Hall 29 Stand D22 – E21
8 de abril
10h | Rodada de negócios com café
9 de abril
16h30 | Caipirinha Hour
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, que visa promover o setor no mercado global de maneira orientada e articulada. A iniciativa é resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia do Brasil. Desde sua criação, o projeto já ajudou mais de 100 empresas brasileiras a darem os primeiros passos na internacionalização, além de contribuir para a disseminação da literatura brasileira no mercado editorial global por meio de ações como o Catálogo de Livros e Direitos Autorais e uma categoria no tradicional Prêmio Jabuti, dedicada a reconhecer editoras internacionais que publicam livros brasileiros. Para participar, basta acessar o site, preencher o formulário e enviar o termo de adesão assinado.
Sobre a CBL
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) é uma associação sem fins lucrativos que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Há 77 anos, atua em diversas frentes, sempre com o propósito de promover o acesso ao livro e a democratização da leitura em todo o país, além de divulgar a literatura brasileira no mercado internacional. Desde março de 2020, a CBL é a Agência Nacional do ISBN e, no mesmo período, lançou uma plataforma digital que reúne seus serviços de maneira integrada e dinâmica. Outra atuação forte da entidade está ligada a uma agenda de relacionamento com as mais diversas esferas públicas e governamentais para debater pautas e políticas importantes para o setor. Todas as ações da entidade são pensadas com um olhar estratégico e sensível de quem acredita no poder transformador dos livros para a sociedade.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.