WTM Latin America entrega Prêmio de Turismo Responsável a 22 projetos, associações e empresas de 10 países

0
18

O segundo dia da WTM Latin America foi marcado pela entrega do Prêmio Turismo Responsável, criado para reconhecer os avanços, abrir espaço para a replicação de cases de sucesso e a construção conjunta de um mundo mais sustentável.

 

No palco de um auditório lotado, Gustavo Pinto, especialista em turismo responsável e coordenador do prêmio, comemorou 158 projetos inscritos, um aumento de quase 200% na comparação com a edição anterior. “Isso prova que o turismo responsável está cada vez mais forte em nosso continente”, pontuou o organizador do prêmio.

A quarta edição do Prêmio ficou marcada por um diálogo mais próximo com a realidade latino-americana, conseguido com a inclusão de novas categorias, como a que premia iniciativas para o turismo indígena e/ou em comunidades tradicionais e a que destaca cases de trabalho em rede. “Esta é a edição mais latino-americana de todas e celebra a diversidade que temos em nosso continente. Todos os que estão aqui são uma inspiração para o turismo”, comentou Pablo Menendéz, consultor em turismo sustentável e parceiro na organização do prêmio.

 

Essa conquista se deu pela inclusão de novas categorias – como a que premia iniciativas para o turismo indígena e/ou em comunidades tradicionais e a que destaca cases de trabalho em rede. “O prêmio vem ganhando mais força e, neste ano, está com essa cara tão latina, tão nossa, e acredito que ele seja a maior representação dessa chamada que a WTM está fazendo para que cada um seja a mudança rumo a um futuro mais sustentável e ético para toda a nossa região”, afirma Bianca Pizzolito, head da WTM Latin America.

 

Ela defende que o turismo responsável não é só uma tendência, mas uma necessidade urgente em um mundo que enfrenta desafios ambientais, sociais e econômicos cada vez mais complexos. “É fundamental reconhecer e valorizar as práticas e projetos que promovem o turismo de forma responsável, respeitando o meio ambiente, as comunidades locais e a cultura. Os finalistas são os pioneiros desse compromisso, demonstram o impacto positivo e servem como exemplo”, pontua Bianca.

 

A premiação contou com a participação de Milton Zuanazzi, secretário nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo do Ministério do Turismo, que destacou o potencial do prêmio de inspirar outros profissionais do turismo brasileiro.

 

“Temos de ser primários no planejamento do futuro e seguir rumo ao turismo inspirado no século 21, baseado na economia limpa, inspirado numa bioeconomia, inspirado naquilo que nós podemos fazer, utilizando o mínimo possível dos recursos do planeta”, disse.

 

Jaqueline Gil, diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, lembrou que a promoção da América Latina no exterior está intrinsecamente ligada à necessidade de avanço na oferta de produtos e serviços responsáveis.

 

“Nosso trabalho é atrair pessoas de nações nas quais a pauta da sustentabilidade é mais madura, então é uma alegria ver esses projetos acontecendo”, disse.

 

“Não tem mais como falar de turismo sem incorporá-lo aos princípios e ao conceito de sustentabilidade. Se fizermos isso, estamos literalmente acabando com a nossa atividade”, completou.

 

Conheça os vencedores da quarta edição

Os premiados foram selecionados um júri qualificado de 20 profissionais, além de especialistas das seis organizações aliadas – Asociación Colombiana de Turismo Responsable (Acotur); Adventure Travel Trade Association; Fundación Panameña de Turismo Sostenible, Instituto Vivejar; La Mano del Mono; World Indigenous Tourism Alliance (Winta) – de acordo com três quesitos: originalidade, potencial de replicabilidade e possibilidade mensuração dos impactos alcançados com a solução proposta.

 

Melhores iniciativas para a conservação da biodiversidade

Gold – Asociación de Guías de Turismo Comunitario Explorando el Valle (Guatemala)

Silver – Fundación Agua y Tierra (Panamá)

Bronze – Raniforest Expeditions (Peru)

Bronze – Parque Nacional de Jericoacoara, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Brasil)

 

Melhores iniciativas para promover a diversidade, equidade e a inclusão no turismo

Gold – Mama Uma Travel (Equador)

Silver – Mujeres a la Cumbre (Chile)

Silver – San Luis Capital – Dirección de Turismo Municipal de SLP (México)

Bronze – Grupo Cataratas (Brasil)

 

Melhores iniciativas para promover o impacto socioeconômico e a construção da paz através do turismo

Gold – Apata Colombia (Colômbia)

Gold – Impulse Travel (Colômbia)

Silver – Manakin Nature Tours (Colômbia)

Bronze – Favela Santa Marta Tour (Brasil)

 

 

Melhores iniciativas de trabalho em rede para promover o turismo responsável nos destinos

Gold – Grande Reserva Mata Atlântica (Brasil)

Silver – Travolution International (Colômbia)

Bronze – Camino del Mayab (México)

 

Melhores iniciativas para o turismo indígena e/ou Comunidades Tradicionais

Gold – Budi Lafken Mapu (Chile)

Silver – Instituto Superior Indígena Raúl Karai Correa (Argentina)

Silver – Guyana Tourism Authority (Guiana)

Bronze – Rutas Ancestrales Araucarias (Chile)

Bronze – Rota da Liberdade (Brasil)

 

Melhores iniciativas para a mitigação das mudanças climáticas

Gold – Say Hueque Argentina Journeys (Argentina)

Silver – Programa de Descarbonização do Grupo Tauá de Hotéis e Resorts (Brasil)

 

Lançado em 2019 e com a primeira edição entregue virtualmente em 2021, o Prêmio de Turismo Responsável já destacou dezenas de iniciativas executadas por empresas e associações de diferentes portes da região.

 

A WTM Latin America 2024 começou segunda (15) e segue até quarta (17), no Expo Center Norte, em São Paulo. Gratuito e obrigatório para a visitação, o credenciamento já está disponível pelo site, a partir de páginas em português, inglês ou espanhol.

 

Sobre a WTM Latin America

A WTM Latin America é realizada, anualmente, em São Paulo e atrai mais de 27 mil profissionais de turismo durante os três dias de evento. O evento oferece conteúdo qualificado aliado a networking e oportunidades de negócios. Em sua mais recente edição, em 2023, a WTM Latin America manteve seu foco na geração efetiva de negócios, e conseguiu a marcação antecipada de seis mil reuniões que foram realizadas entre compradores, agentes de viagens e expositores. Os conteúdos da WTM Latin America estão disponíveis em inglês, espanhol e português.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui