Sonia Simões Colombo, CEO HUMUS Educação.

0
124

Sonia Simões Colombo, CEO na HUMUS Educação e Head de Conteúdo do GEduc, psicóloga, com especialização em Administração de Empresas, com formações em gestão educacional na Finlândia, Inglaterra, USA, Portugal, Espanha e Chile, vai partilhar conosco a sua trajetória inspiradora no ramo da educação e compartilhar dicas valiosas e ressaltar como os estudos moldam o caráter e inspiram as pessoas a sonhar.

Quando mais nova, sua mãe a levava para a escola onde trabalhava e, enquanto esperava o horário do início das suas aulas, ela aproveitava para estimular Sonia a ficar na biblioteca, folheando os livros, pois sempre dizia que aquele espaço era o melhor lugar do mundo para se ficar.

“Luiza, minha mãe, era inspetora de alunos e abria a escola, portanto tínhamos que chegar muito cedo. Como ela tinha várias atividades para realizar, eu não podia atrapalhá-la e permanecia quietinha na Biblioteca olhando os livros e revistas do local.” diz, Sonia.

Sua mãe era muito simples e com poucos estudos, porém, por trabalhar na escola, sabia da relevância da educação e a sua importância para formar bons cidadãos. Incentivo esse que não foi apenas para Sonia, mas também para suas duas irmãs mais velhas, onde enfatiza a valorização dos estudos. “Desta maneira, eu fui crescendo, convivendo com o mundo dos livros e interagindo com muitas professoras da escola. Esta influência inicial me incentivou a atuar com o segmento educacional.” comentou.

Com certeza esta paixão renderia bons resultados e o fruto disto são os 6 livros sobre gestão educacional, tais como:

  1. Escolas de Sucesso
  2. Gestão Educacional: uma nova visão
  3. Nos Bastidores da Educação Brasileira: a gestão vista por dentro
  4. Desafios da gestão universitária contemporânea
  5. Gestão universitárias: os caminhos para a excelência
  6. Marketing educacional em ação

Quando questionado sobre os desafios da área e como se tornou CEO, Sonia comentou que iniciou como estagiária de Psicologia em uma empresa multinacional e, após formação, trabalhou em Recrutamento/Seleção e Treinamento/Desenvolvimento, sendo esta última sua preferência. Teve uma evolução significativa de assistente à gerente de Recursos Humanos.

Insatisfeita com a cultura organizacional de onde trabalhava, deixou o cargo de Gerente de RH e fundou sua própria empresa de consultoria e, com base no seu bom relacionamento com os diretores da sua antiga empresa, ofertaram um ano de contrato para prestar consultoria a eles, iniciando assim na carreira de empreendedora. Em paralelo com a HUMUS, continuou como professora de Graduação e Pós-Graduação em cursos de Psicologia e Administração de Empresas, o que facilitou o desenvolvimento das suas pesquisas que culminaram nas obras citadas acima.

Com base nesse conjunto, tornou-se CEO da HUMUS e atualmente é Head de conteúdos do GEduc – um grande congresso de gestão educacional voltado para líderes de escolas e universidades. Sobre suas dificuldades na área da educação, não teve problemas, sempre foi bem acolhida por seus líderes e respeitada.

Sonia Simões Colombo deixou um conselho valioso para o sucesso, “Para alcançar o sucesso profissional precisamos ter foco, dedicação e muita persistência.” e ressaltou que ao longo do caminho encontramos vários obstáculos que precisam ser enfrentados, “É fundamental desenvolvermos a resiliência e não desistir, oportunidades sempre existirão e se estivermos preparados, com certeza, ótimos resultados serão alcançados.” respondeu Sonia, encerrando nossa entrevista.

Sobre GEduc

Reconhecido nacionalmente como o principal congresso de gestão educacional do Brasil, desde a sua 1ª edição, em 2003, o GEduc reúne os mais relevantes players da área para três dias de imersão que envolvem conteúdos de alto nível.

Sobre HUMUS

A HUMUS é uma empresa que realiza capacitações para gestores de universidades e escolas, além de possuir soluções em consultoria e seleção de profissionais – serviços também exclusivos para o segmento educacional.

Texto por: Vitória Rocha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui