Maior feira de calçados do Brasil reúne iniciativas sustentáveis e de apoio social

0
65

BFSHOW trará pontos de doação para os afetados pela chuva no RS e prevê reciclar 25 toneladas de lixo gerado dentro dos pavilhões

A sustentabilidade é uma das principais pautas da indústria calçadista brasileira. Conta com iniciativas que vão desde o descarte correto dos resíduos de produção e o uso de materiais reciclados, como coco e bambu, até produções feitas 100% com energia solar. Compromisso com o meio ambiente que reflete também na organização da BFSHOW, maior feira do setor no Brasil, realizada entre os dias 21 e 23 de maio, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. 

O evento, realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e organizado pela NürnbergMesse Brasil, espera dar o destino correto a aproximadamente 25 toneladas de lixo gerado dentro dos pavilhões. Antes mesmo de virar lei no Estado de São Paulo, a NürnbergMesse Brasil foi pioneira no país em promover a destinação correta dos resíduos de suas feiras de negócios. Um projeto iniciado em 2023, que apoia cooperativas de reciclagem e a economia circular. Nas sete grandes exposições promovidas pela empresa no ano passado, 107 toneladas de lixo foram destinadas para reciclagem. Pela iniciativa, tudo é reciclado dentro da feira, exceto os materiais orgânicos. São reaproveitados desde lixo seco de estandes e restaurantes até madeiras, carpetes, papéis, sinalizações, entre outros. 

Com mais de 280 marcas expositoras confirmadas, a BFSHOW, que está em sua segunda edição, sendo a primeira realizada em São Paulo/SP, também buscará estimular expositores e visitantes a se engajarem nas causas ESG. Por isso, vai aproveitar o evento para calcular todo o gasto de carbono tanto da operação da feira quanto de expositores. “Precisamos mapear toda a cadeia para entender como esse primeiro evento em São Paulo vai funcionar. Assim, na próxima edição, em novembro deste ano, a Abicalçados e a NürnbergMesse Brasil vão se comprometer a  compensar a pegada de carbono gerada pela operação da feira e convidar os expositores a fazerem o mesmo em seus estandes”, explica Caroline Guedes, coordenadora operacional de ESG da NürnbergMesse Brasil.

A empresa organizadora também terá uma portaria própria dentro do pavilhão para calcular dados de quantos caminhões serão usados, quanto eles pesam e a quantidade de funcionários envolvidos. 

Para essa edição de maio, os expositores que quiserem já compensar as pegadas de carbono pela participação na feira poderão adquirir o selo Responsabilidade Compartilhada Nürnberg. Baseada na ISO 20121, é uma certificação para eventos sustentáveis. O selo pode inclusive ser usado nos relatórios de ESG das empresas. Já para a próxima edição, a organização prevê incluir no cálculo a pegada de carbono do público do evento. “Convidaremos o visitante, de forma voluntária, a entrar também nessa empreitada com a gente, nos ajudando nesse cálculo. Disponibilizamos no momento do credenciamento prévio e na saída do evento um formulário digital, onde ele vai preencher o local de partida, quantos dias participou da feira, se esteve acompanhado, entre outras informações”, complementa Caroline.


ARENA DE SUSTENTABILIDADE

Para apoiar ainda mais a causa e dar visibilidade a produções feitas de forma sustentável pela indústria calçadista, o evento criou o espaço Arena de Sustentabilidade, uma vitrine que destacará a exposição BFSHOW Calçados Sustentáveis e a certificação Origem Sustentável, única no mundo que chancela empresas de toda a cadeia em suas ações de ESG. “Unimos em um espaço da feira iniciativas de conteúdo para o público conhecer mais sobre a certificação Origem Sustentável, e conhecer, também, dez empresas com calçados feitos de materiais sustentáveis” , adianta o gerente de Marketing e Estratégia da Abicalçados, Cristian Schlindwein.


SOCIAL

Na última semana o Brasil acompanhou e se solidarizou com a tragédia que atingiu a maior parte do Estado do Rio Grande do Sul. As enchentes na região afetaram milhões de pessoas, causando perda de vidas e prejuízos em todos os setores da economia. Um deles é o calçadista – o polo do RS representa 24% da produção de calçados do Brasil, somando 1,8 mil empresas produtoras que empregam, diretamente, mais de 85 mil pessoas. Nesse momento, a próxima edição da BFSHOW terá um papel ainda mais relevante para as indústrias gaúchas, sendo fundamental para a continuidade desses negócios e, consequentemente, a manutenção de emprego e renda para as famílias atingidas pela catástrofe.

O evento contará com pontos de coleta de doações aos atingidos, não apenas em maio, mas também na edição de novembro. Outros eventos organizados pela NürnbergMesse Brasil durante o ano também receberão donativos. Além disso, a organização vem ajudando as empresas atingidas e fazendo doações de água, colchões e kits de limpeza. A Abicalçados, ao lado das entidades da cadeia, da Assintecal, do CICB, e de empresários, ainda encabeça um grande movimento de recuperação da cadeia calçadista do Estado. A ação, chamada Movimento Próximos Passos RS, capta recursos financeiros que serão direcionados à reestruturação das condições de vida das famílias calçadistas impactadas.

Outra ação social do evento será a inclusão: 10% das vagas na organização do evento serão destinadas à mão de obra social. Cerca de 320 pessoas trabalharão na organização e manutenção da feira. “Parte desses trabalhadores virá de uma parceria com a Apae Brasil, onde parte do receptivo do Hospitality Class, um espaço exclusivo para promover o encontro entre executivos do setor, será composto por pessoas com deficiência. Essa ação garante maior diversidade e inclusão no staff da BFSHOW”, afirma a especialista da NürnbergMesse Brasil. 

Sobre a Abicalçados

A Abicalçados é a entidade que representa a indústria nacional, quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes e que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, mais de 300 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados.

Sobre a NürnbergMesse Brasil

A NürnbergMesse Brasil é uma subsidiária do Grupo NürnbergMesse, uma das 15 maiores empresas internacionais organizadoras de eventos do mundo. O portfólio do grupo possui mais de 120 feiras e congressos internacionais (14 deles no Brasil) e mais de 40 pavilhões. Anualmente, cerca de 30 mil expositores e mais de 1,5 milhão de visitantes participam dos eventos organizados pela NürnbergMesse, que está presente, por meio de suas subsidiárias, na China, Estados Unidos, Brasil, Grécia, Itália e Índia. O grupo ainda possui uma rede com cerca de 50 representantes, que operam em mais de 116 países.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui