Estudo da Abrasce mapeia cerca de 25 mil marcas distintas em shoppings, destacando a evolução das franquias no setor

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Iniciativa contou com o apoio da Associação Brasileira de Franchising (ABF) 530 franquias associadas à ABF estão presentes, representando 27% das lojas.

A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) realizou o estudo “Mix dos shoppings: impacto das franquias”, com a AGP Pesquisas, para mapear as marcas presentes nos shopping centers do Brasil. O levantamento, que abrangeu 98% dos 639 shoppings do país entre 18 de fevereiro e 20 de abril deste ano, teve como objetivo identificar o total de marcas e as mais presentes no setor. Os dados estão sendo divulgados durante a realização do 18° Congresso Abrasce, que acontece de 26 a 28 de junho, em São Paulo.


A pesquisa adotou a metodologia de desk research, analisando os sites dos shoppings para levantar dados sobre as marcas e seus segmentos. O estudo identificou cerca de 25 mil marcas distintas (franquias e não-franquias), com 94% categorizadas de acordo com o Plano de Mix da Abrasce, atualizado em 2022. Com o apoio da Associação Brasileira de Franchising (ABF), foi possível fazer uma análise com foco em franquias também, proporcionando uma visão detalhada do impacto do sistema de franchising no setor de shoppings.
 

Entre os principais pontos, destaca-se que em 2014, quando esse estudo foi realizado pela primeira vez, o número de marcas distintas era de 18,4 mil. Dez anos depois, observou-se um crescimento significativo de 35%, totalizando cerca de 25 mil marcas presentes em shoppings
 

A categoria Alimentação lidera com mais de 4,4 mil marcas distintas nos malls, o que representa aproximadamente 18% do total de marcas. Na sequência, aparecem os segmentos de Serviços e Conveniência com 3.825 mil marcas (15,4%) e Vestuário com 3.819 marcas (15,3%).
 

“Os dados revelam não apenas a diversidade impressionante das marcas nos empreendimentos, mas também destacam a oportunidade significativa para pequenas e médias empresas: 79% das marcas operam com apenas uma loja, ressaltando o potencial de crescimento e a determinação do empreendedorismo individual no dinâmico setor de shopping centers”, comenta Glauco Humai, presidente da Abrasce.
 

Dentre as 50 marcas mais presentes nos shoppings, destaca-se a forte presença das franquias nesse contexto, representando 36 das principais, o que evidencia a relevância do modelo dentro dos empreendimentos.
 

Distribuição das franquias – Dentre as 1.395 marcas afiliadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF), 530 têm presença em shoppings, correspondendo a 38% do total de marcas da entidade. Considerando uma marca por empreendimento, as franquias representam mais de 27% das lojas nos shopping centers em geral, distribuídas em 10 categorias principais.

O estudo destaca ainda que, das 13 marcas que estão presentes em mais de 50% dos shoppings, 9 são franquias. Além disso, entre as categorias, considerando o total de lojas em shoppings, observa-se que as categorias com maior peso das franquias são: Calçados (55%), Alimentação (48%) e Perfumaria e Cosméticos (44%).
 

Em termos de representação de franquias nos empreendimentos, O Boticário lidera, estando presente em 76% dos shoppings em operação no país. Em seguida, destacam-se Cacau Show (71%), Chilli Beans (62%), Burger King (61%), McDonald’s (58%), Lupo (55%), Espaço Laser (54%), Havaianas (52%), Hering (50%) e CVC (48%).
 

Para Glauco Humai, este mapeamento é um marco para o setor de shopping centers no Brasil, pois fornece uma visão detalhada das marcas que compõem nosso mercado, permitindo identificar tendências e oportunidades, auxiliando os stakeholders a tomarem decisões mais assertivas. “O impacto das franquias é muito importante, representando 27% das lojas nos shoppings. Isso demonstra a força e a adaptabilidade do modelo no Brasil, promovendo inovação e oferecendo aos consumidores uma vasta gama de opções de produtos e serviços. Além disso, impulsiona a economia, gera empregos, promove o empreendedorismo e contribui para a diversificação e o dinamismo dos shopping centers em todo o país”, afirma o executivo.
 

Para Tom Moreira Leite, presidente da ABF, “este estudo evidencia dois pontos basilares do franchising: a fortaleza e atratividade de suas marcas, que ajudam a atrair consumidores e completam o mix dos pontos comerciais em que atuam, e a capilaridade, chegando a cada vez mais regiões do País. Se considerarmos o mercado de franquias como um todo, não apenas associados da ABF, projetamos que a participação de franquias no mix dos shoppings chegue a 32%. Outro dado que reforça o peso das franquias no setor de shoppings, é que das 15 principais categorias, as marcas que são franquias associadas à ABF lideram 8 categorias”.
 

A pesquisa “Mix dos Shoppings: Impacto das Franquias” está disponível em formato pocket, gratuitamente, no site da Abrasce. A versão completa já está acessível para os associados na área restrita de membros. Os demais interessados podem adquirir a íntegra da pesquisa no site da entidade (www.abrasce.com.br).

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