O início da 36ª edição do principal evento do setor demonstra a robustez do mercado de papelarias no país.
A Escolar Office Brasil, o maior e mais importante evento de papelaria das Américas, iniciou oficialmente suas atividades neste domingo (4) com a participação de mais de 280 expositores, incluindo cerca de 450 marcas e apresentando perto de mil lançamentos em produtos para o setor de papelaria. O evento acontece até 7 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Fernando Ruas, CEO da Francal, acredita que, em eventos de negócios como a Escolar Office Brasil, as ferramentas estratégicas que potencializam a conexão entre pessoas e negócios são apresentadas de maneira tática e eficiente, sendo pensadas de forma estratégica pelos expositores para o mercado varejista. Para Ruas, diferente as ações convencionais do marketing digital, as feiras possuem um diferencial singular, onde as marcas podem explorar ferramentas de potencial conversão.
“Na Francal, acreditamos que as feiras de negócio proporcionam um ambiente distinto onde a geração de leads qualificados é mais eficaz e direta. Diferentemente das campanhas de marketing, as feiras possibilitam um diálogo presencial entre expositores e visitantes, o que facilita a criação de relações sólidas e de confiança. Esta interação direta é fundamental para impulsionar negócios e gerar oportunidades de crescimento, permitindo às empresas não apenas exibir seus produtos e serviços, mas também compreender as necessidades e expectativas do mercado de forma mais exata e assertiva”, destaca Fernando Ruas, CEO da Francal.
Conheça os destaques que os papeleiros e papeleiras puderam vivenciar no primeiro dia da Escolar Office Brasil:
O VIRAL QUE VIROU CADERNO!
Surfando no viral mais comentado na internet, a Tilibra apresentou na 36ª edição da Escolar Office Brasil a novidade do caderno exclusivo com a icônica foto do surfista Gabriel Medina, capturada pelo fotógrafo Jérôme Brouillet durante a disputa do ouro em Teahupoo, no Tahiti, nos Jogos de Paris 2024.
O caderno, criado em resposta ao viral das redes sociais, promete ser um item de desejo entre estudantes e fãs do surfe. Lojistas poderão garantir este lançamento inovador durante o evento. Para se ter uma ideia da viralização do conteúdo, só no instagram do surfista, a foto possui mais de 8.4 milhões de curtidas e 138 mil comentários.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO
Entre as principais novidades apresentadas na estreia do evento, a Jandaia mergulha no universo da Inteligência Artificial e apresenta ao mercado o Caderno Digital JandaIA, uma evolução na forma de estudar e aprender. Disponível a partir de outubro de 2024, o caderno promete ser o parceiro de estudos na era conectada. Por meio de um aplicativo, disponível para Android e iOS, os estudantes e usuários podem complementar seus estudos com o uso da inteligência artificial, combinando a praticidade da escrita tradicional com as vantagens da tecnologia.
A praticidade em transformar anotações em um ambiente interativo entre o físico e o digital, abrindo um mundo de possibilidades para aprimorar os conhecimentos dos estudantes, tudo em um só lugar. Com o serviço de pauta inteligente, o usuário é capaz de gerar resumos automáticos, criar flashcards interativos, identificar conceitos importantes e responder a perguntas sobre as anotações feitas.
A tecnologia avançada garante também reconhecimento de voz e síntese de fala, permitindo gravar aulas ou reuniões e transcrevê-las. Além disso, o usuário pode transformar seus documentos em conversas, enviando PDFs, PPTs, arquivos DOCX ou imagens, que serão transformados em conversas envolventes. Para resumos instantâneos, por exemplo, basta tirar uma foto e transformar as anotações em um poderoso recurso de aprendizado.
Bia Winston apresentando os lançamentos de papelaria no palco Escolar Experience
(Foto: Divulgação/Recs Films)
ESCOLAR EXPERIENCE
O “momento review”, promovido pela empresária, esteve repleto dos mais diversos itens do setor, desde pastas organizadoras, canetas ultra laváveis, e até pequenas borrachas. Além de apresentar as novidades, Bia contou sobre parcerias especiais do mundo da papelaria com nomes como Bruna Tavares e Swarovski para expandir a necessidade do público em obter materiais personalizados.
Célia Bastos, diretora executiva de brinquedos da Circana apresentou insights para o setor brasileiro seguindo tendências de um dos maiores mercados consumidores de produtos de papelaria do mundo (Foto: Divulgação/Recs Films)
Célia Bastos, diretora executiva de brinquedos da Circana no Brasil, conduziu o painel sobre “Tendências do Mercado de Papelaria nos EUA”, apresentando dados abrangentes de mais de 73 mil lojas, incluindo principais varejistas americanos. A executiva traduziu as principais informações de um dos maiores mercados consumidores de produtos de papelaria do mundo, além de mostrar oportunidades para o mercado brasileiro, como a demanda por materiais escolares, o potencial das marcas próprias, o crescimento de licenças e “Kidults”, a diversificação de canais de venda e a importância crescente do setor de bem-estar.
Maricelma Bueno, Débora Brenna, Luanna Oliveira, Ricardo Chuang e Rosangela Feitosa debatendo as melhores práticas do varejo de papelaria (Foto: Divulgação/Recs Films)
Com mediação da jornalista Rosangela Feitosa, da Revista da Papelaria, os debatedores Ricardo Chuang (OBI Brasil), Débora Brenna (diretora da Papelaria Tamoio), Luanna Oliveira (gerente de marketing da Grafitte) e Maricelma Bueno (consultora e especialista em Visual Merchandising) realizaram um bate-papo sobre as melhores práticas do varejo de papelaria, aliando as diferentes experiências profissionais para dialogar sobre as necessidades do setor. “Entendemos que não é só vender um lápis, estamos preocupados com o que acontece depois dessa venda”, explicou Débora Brenna, quando abordou sobre a experiência dos consumidores do setor.
O painel abordou também a necessidade de contar histórias por meio das vitrines ou materiais de papelaria. De acordo com Maricelma Bueno, a papelaria tem o propósito de trazer a memória afetiva. “Além de ter os produtos, se a papelaria tiver um visual bonito, a pessoa deseja morar ali e nunca mais ir embora”, relatou Maricelma. Por outro lado, Luanna Oliveira, marcou sua presença para abordar sobre a diversidade de produtos como forma de atender às demandas dos clientes. “Hoje em dia, conseguimos atender tanto CPF quanto CNPJ apenas ouvindo as necessidades dos clientes”, disse Luanna.
De acordo com Rosangela Feitosa, há uma necessidade de oferecer produtos diferenciados aos clientes e a inovação está no centro desse desejo. “A concorrência é acirrada, e todos precisam estar ativos nas redes sociais. É preciso pensar em como inovar com novos produtos, é uma demanda muito grande, e por isso a inovação é importante”, enfatizou Ricardo Chuang. O bate-papo terminou com algumas dicas sobre como se manter no mercado e ser lembrado pela clientela. De maneira descontraída e divertida, os membros do painel contribuíram para o conteúdo do palco Escolar Experience.
Bruno Borgonovo, fundador da BRW Suprimentos, durante talk na Escolar Office Brasil 2024 (Foto: Divulgação/Recs Films)
Já no talk ‘Lições de Empreendedorismo para Prosperar no Setor Papeleiro’, Bruno Borgonovo, fundador da BRW Suprimentos, apresentou sua trajetória de empreendedorismo no palco Escolar Experience, onde compartilhou detalhes sobre sua jornada desde os primeiros passos aos 21 anos, quando, movido pela paixão pelo empreendedorismo, fundou a BRW com seu sócio, Ricardo Lecink. Ele relatou a experiência de iniciar a empresa, destacando a visita à China em 2008 para importar produtos e a participação na primeira feira Escolar em 2010, que marcou o início de uma trajetória de crescimento e inovação para a empresa.
Durante sua palestra, Borgonovo discutiu as lições fundamentais que contribuíram para o sucesso da BRW, como a importância da inovação constante e a necessidade de adaptação às mudanças rápidas no mercado. Enfatizou a importância de acreditar em si mesmo, especialmente ao enfrentar desafios e reveses, e a necessidade de contar com uma equipe forte e uma rede de apoio. Segundo o CEO, a perseverança e a capacidade de aprender com as derrotas são cruciais para o sucesso de qualquer empreendimento.
A BRW Suprimentos, que atua no setor de papelaria e escritório, expandiu-se significativamente desde sua fundação, com um portfólio de mais de 2 mil produtos e presença em mais de 20 mil pontos de venda em países do Mercosul. Borgonovo destacou que a empresa acompanha a jornada dos consumidores desde a escola até a fase adulta, reforçando a importância de inovação e resiliência no processo de crescimento e sucesso empresarial. .
Para encerrar o dia de talks, Cristiane Ribeiro, diretora de marketing e vendas do Caderno Inteligente, contou estratégias e conceitos das Love Brand. Ela detalhou que ser uma Love Brand é um objetivo de muitas empresas, pois representa um nível de conexão profunda com o consumidor e que a partir do momento que marcas criam produtos que sejam inovadores e criam algum tipo de impacto pode ser uma boa estratégia. “A experiência com o produto gera conexão e desperta o sentimento de necessidade, independente do preço, o consumidor vai desejar aquele idem”, completa Ribeiro.