Congresso Sebraser aproxima arquitetura da indústria vidreira e de esquadrias

0
303

Ciclo de palestras reúne profissionais do setor durante a Fesqua, entre os dias 11 e 14 de setembro, visando aprimorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

A 17ª edição do SEBRASER (Seminário Brasileiro de Serralheria) será uma das atrações da 15ª Fesqua – Feira Internacional da Indústria de Esquadrias, que acontece entre os dias 11 e 14 de setembro no São Paulo Expo. Com palestras, workshops e debates sobre inovações, técnicas e tendências, o evento quer ajudar a aproximar os profissionais da indústria vidreira de esquadrias e, ainda, criar uma conexão maior com os arquitetos.
 

No dia 13, às 18h, Betânia Danelon, arquiteta e gerente técnica comercial para segmento de Arquitetura da Guardian Glass Brasil, e Marcio Porto, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Mackenzie e sócio da Sidonio Porto Arquitetos, farão uma palestra justamente com este propósito. Os arquitetos acreditam que ainda existe uma grande distância entre os diferentes profissionais, o que acaba penalizando a execução e resultado final dos projetos.
 

“Procuramos estar mais próximos dos escritórios de arquitetura, sempre trazendo os fabricantes de esquadrias para esta conversa também. Precisamos entender o que o arquiteto projetou e assessorá-lo para que ao final do processo, os vidros e fechamentos entreguem o resultado desejado, tanto estético quanto de desempenho. Notamos que muitas vezes essa comunicação vem se perdendo e temos visto clientes e profissionais insatisfeitos com o resultado final”, afirma Danelon.
 

Com 13 anos de atuação no segmento do vidro, ela acredita que essa é uma lacuna que vem desde a formação acadêmica. “Durante a graduação passamos de forma muito superficial pelo vidro. Ele é um material que pode embarcar diversas tecnologias com relação ao conforto térmico, lumínico ou de segurança e exige um cuidado especial em sua aplicação. Diminuir as vedações opacas (paredes) e aumentar as aberturas (janelas) é uma tendência. Conectar todos os pontos é um passo fundamental para que o projeto seja entregue de forma correta”, completa a gerente da Guardian.
 

Porto também acredita que a universidade tem um importante papel para fomentar a indústria. “Queremos aproximar a área de projetos com a indústria e a academia, sempre acreditei muito nesse tripé. Nosso objetivo é ajudar a capacitar as pessoas para que atuem de forma mais sólida no mercado. Temos o grande desafio de fortalecer todos os pontos da cadeia e manter uma comunicação ativa para o aprimoramento desse mercado”, diz o professor da Mackenzie.
 

Ele destaca ainda que não existe um problema a ser resolvido e sim processos que precisam passar por melhorias constantes. “As fachadas estão entre os itens mais caros das obras. Vamos discutir a importância de um bom entendimento de como o sistema funciona, com os aspectos técnicos e tecnológicos. É um aprimoramento contínuo”, destaca Porto.

União e orientação

O evento técnico será ainda uma oportunidade para atualização e networking, contribuindo para aprimorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, acompanhando as últimas tendências do mercado. Para Alexandre Araujo, CEO do Canal do Serralheiro e coordenador técnico do SEBRASER, é fundamental que os profissionais da área aproveitem o espaço para se manterem com uma visão ampliada e estratégica sobre os desafios e oportunidades do segmento.
 

“Estou à frente da coordenação desde a 1ª edição e é algo que me enche de satisfação. A elaboração da grade envolveu uma cuidadosa seleção de temas relevantes para o setor de serralheria. Palestrantes especializados vão abordar desde técnicas avançadas até questões de mercado e inovação”, declara Araújo.
 

Araújo acredita que os participantes terão uma experiência enriquecedora e prática, com insights aplicáveis ao seu dia a dia. “Quem comparecer ao evento deve esperar conteúdo relevante, conexões valiosas e uma imersão no universo da serralheria. Afinal, será um espaço para aprendizado, inspiração e crescimento profissional”, finaliza.

Serviço:

Fesqua 2024 | Feira Internacional da Indústria de Esquadrias

Data: 11 a 14 de setembro de 2024

Horário: 4ª a 6ª – 13h às 20h | Sábado – 11h às 18h

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP

Transporte gratuito: O evento disponibiliza vans próximas à Estação Jabaquara, 1 hora antes até 1 hora depois do funcionamento da feira.

Mais informações neste link.

Sobre a Fesqua | Organizada há 15 edições, a Fesqua é considerada um evento relevante no calendário internacional, e é realizada pelo Grupo Contramarco em parceria com a IEG Brasil. Tem como foco inovações para esquadrias, vidros, fachadas, automação, portões, grades, acessórios, ferragens, máquinas e equipamentos para esquadrias e vidro. Além de fabricantes de esquadrias, vidraceiros e consultores, é frequentada por arquitetos, engenheiros e construtores, projetistas, entre outros profissionais do setor. Mais de 80% do público visitante tem influência sobre a compra, e 96% acreditam que a feira oferece oportunidades de networking.

Sobre a Contramarco | Inserido no setor da construção civil há 25 anos, com foco na indústria de esquadrias e vidro, o Grupo Contramarco iniciou suas atividades no ano 2000, lançando a revista Contramarco e a FESQUA – Feira Internacional da Indústria de Esquadrias, realizada a cada dois em São Paulo/SP.
 

O sucesso crescente dessas duas iniciativas pioneiras no setor da construção civil impulsionaram a direção do Grupo a criar novos eventos especializados e bem-sucedidos, como o SAIE VETRO – Salão da Indústria de Esquadrias e Vidro (realizado a cada dois anos em Florianópolis/SC); o Fórum Contramarco ( é realizado periodicamente em uma região do país); o Prêmio Nelson Firmino (para destacar obras e projetos especiais) e a FESQUA VETRO – Feira Internacional de Esquadrias e Vidros para Construção Civil, que ocorre simultaneamente à grande feira FESQUA, considerada a terceira maior do mundo no segmento de esquadrias.
 

Hoje, o Grupo Contramarco é o principal polo gerador de negócios e conexões para profissionais da indústria de esquadrias e vidro no país.
 

Sobre o IEG Brasil | Em 2022, o IEG – Italian Exhibition Group, um dos principais organizadores de feiras e congressos da Europa, iniciou as operações no Brasil com o objetivo de expandir sua atuação no país com o grupo IEG Brasil. Atualmente, onze feiras integram o portfólio da empresa voltadas aos segmentos de fitness, saúde, bem-estar, esquadrias, tratamento de superfície, geotecnologia, drones e espacial integram o portfólio da empresa: BTFF – Brasil Trading Fitness Fair, Fesqua, Fesqua Vetro, Feipat, Ebrats, DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR, e-VTOL, Expo InfraFM e SCB-Br.
 

O IEG, listado na Bolsa de Milão, se consolidou como líder na organização de feiras de negócios e congressos na Itália e é conhecido por sua atuação em seis categorias: Alimentos & Bebidas; Joalheria & Moda; Bem-Estar, Esporte & Lazer; Turismo & Hospitalidade; Lifestyle & Inovação; Ambiente & Tecnologia. Hoje, o grupo é responsável pela organização de mais de 50 feiras e 190 eventos e congressos. Nos últimos anos, deu início a um processo de expansão no exterior, com aquisições e parcerias estratégicas em países como Estados Unidos, Emirados Árabes, China e Brasil. Em 2023, a empresa faturou € 212.4 milhões, valor 32% maior que o ano anterior, com EBITDA de € 49.5 milhões. Mais informações acesse aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui