São esperadas 700 marcas expositoras, que ocuparão três pavilhões.
A Fesqua, maior feira de esquadrias, ferragens e componentes da América Latina, realizará sua solenidade de abertura no dia 11 de setembro, às 12h30, reunindo toda a cadeia produtiva do setor. Neste ano, a 15ª edição da feira traz como grande novidade a Fesqua Vetro, um evento dedicado exclusivamente ao setor vidreiro, e a FEIPAT – Feira da Patologia das Construções, que acontecem simultaneamente à Fesqua e ao EBRATS (Encontro Brasileiro de Tratamentos de Superfície).
São esperadas 700 marcas expositoras, entre elas muitas são líderes de mercado. Juntas, Fesqua, Fesqua Vetro, FEIPAT e EBRATS vão ocupar uma área de exposição de 38 mil metros quadrados e devem atrair um público qualificado de 48 mil visitantes de 25 países diferentes, oferecendo o ambiente propício para a geração de negócios.
O evento também terá uma programação intensa com uma série de atividades e palestras técnicas que visam promover a troca de conhecimento e inovação no setor. Confira a agenda:
- 5º Encontro AFEAL (12/9, das 8h às 12h): Promovido pela Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio, o encontro será uma oportunidade para discutir tendências e inovações no setor de esquadrias, com a participação de importantes profissionais e empresários.
- 16º Sebraser (11, 12 e 13/9, a partir das 14h): Voltado para serralheiros, fabricantes de esquadrias e instaladores, o Sebraser trará palestras e conteúdos práticos sobre os principais desafios e avanços do setor de serralheria.
- 17º Vidrosom (13/9, das 8h às 13h30): Palestras e debates sobre acústica em sistemas de vidro e esquadrias, com foco na poluição sonora, sustentabilidade e as melhores práticas para garantir eficiência acústica nas construções.
- Esquadrias de PVC em Foco (12/9, das 9h às 12h): Discussão sobre os benefícios e as aplicações das esquadrias de PVC, destacando suas vantagens competitivas e a evolução no mercado brasileiro e internacional.
- 1ª FEIPAT: A Feira da Patologia das Construções será um espaço dedicado a discutir como prevenir e mitigar problemas nas construções, proporcionando insights valiosos sobre a durabilidade e sustentabilidade das edificações.
Mercado em expansão
O mercado de esquadrias no Brasil está intimamente ligado à indústria da construção civil, que historicamente desempenha um papel fundamental na economia do país. Da mesma forma, o setor vidreiro também acompanha seu crescimento, embora também vinculado às indústrias automotiva e de eletrodomésticos.
Segundo dados da AFEAL, as vendas de esquadrias registraram cerca de 4% de aumento em 2023 em comparação com 2022, ainda que o Produto Interno Bruto (PIB) da construção tenha registrado queda de 0,5% no ano passado. A CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), porém, prevê uma alta de 2,3% para 2024, o que, por sua vez, deve impulsionar os mercados de vidro e esquadrias.
A indústria de PVC também registra indicadores positivos. De acordo com dados do Instituto Brasileiro do PVC, o consumo desse material no Brasil no ano passado esteve em 1,1 milhão de toneladas, sendo que 62% desse montante foi destinado à construção civil. O restante, 9% à infraestrutura; 6% ao setor agro, 5% calçados, 4% transportes, entre outros.
Serviço:
Fesqua 2024 | Feira Internacional da Indústria de Esquadrias
Data: 11 a 14 de setembro de 2024
Horário: 4ª a 6ª – 13h às 20h | Sábado – 11h às 18h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP
Transporte gratuito: O evento disponibiliza vans próximas à Estação Jabaquara, 1 hora antes até 1 hora depois do funcionamento da feira.
Mais informações neste link.
Sobre a Fesqua | Organizada há 15 edições, a Fesqua é considerada um evento relevante no calendário internacional, e é realizada pelo Grupo Contramarco em parceria com a IEG Brasil. Tem como foco inovações para esquadrias, vidros, fachadas, automação, portões, grades, acessórios, ferragens, máquinas e equipamentos para esquadrias e vidro. Além de fabricantes de esquadrias, vidraceiros e consultores, é frequentada por arquitetos, engenheiros e construtores, projetistas, entre outros profissionais do setor. Mais de 80% do público visitante tem influência sobre a compra, e 96% acreditam que a feira oferece oportunidades de networking.