A 5ª edição da EXPOMEAT, realizada no Distrito Anhembi, de 24 a 26 de setembro, consolidou-se como um dos principais eventos para o setor de processamento de proteína animal e vegetal.
Com mais de 180 expositores, 300 marcas de 34 países e 6 mil compradores e visitantes, a feira apresentou as últimas tendências e inovações tecnológicas. “A cada nova edição a Expomeat registra, em média, crescimento de 40%”, comemora Maria Antônia Siqueira Ferreira, diretora da feira.
O evento contou com atrações como o SavCarne e a FIRA, além de debates sobre sustentabilidade e reciclagem animal. A Expomeat também premiou os principais nomes da indústria frigorífica com o Prêmio Carne Forte, destacando-se por seu formato híbrido, alcançando um público global. Na oportunidade, a ABIAM — Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Ingredientes e Aditivos para Alimentos demonstrou aos profissionais do setor que o mercado de proteínas, tanto de origem animal quanto vegetal, está em crescente expansão.
A feira reuniu toda a cadeia produtiva de insumos, máquinas, equipamentos e acessórios para processamento de proteína. Ou seja: máquinas para embalagens e processamento de subprodutos; refrigeração, automação, logística, rastreabilidade, sustentabilidade, tratamento de efluentes, higienização, geração de energia, entre outras soluções.
José Roberto Sevieri, diretor da Proma Feiras, lembra que “a feira, especialmente no padrão desta edição da Expomeat, constitui a mais eficaz ferramenta de marketing e vendas do setor. E aquela que apresenta a melhor relação custo x benefício. Permite contato direto e pessoal com potenciais compradores, facilita a criação de vínculos e realização de negócios”.
Mercado varejista
O SavCarne 2024 – Salão do Varejo da Carne, uma vitrine especial para o varejo de carnes, parte integrante da programação da Expomeat, discutiu as tendências e inovações, focado em otimizar operações no varejo de carnes.
Temas como gestão de estoque, novas tecnologias, impacto da reforma tributária e estratégias de vendas foram abordados em palestras e mesas redondas conduzidas por especialistas. Objetivo: aprimorar o desempenho do setor, garantir melhores resultados financeiros para os açougues e qualidade de serviços aos consumidores. O fato do Brasil ser o único país no mundo onde ainda carnes são exibidas fora de refrigeradores, eleva a importância da eficiência operacional, do controle de custos e aumento das vendas, por meio de soluções práticas e inovadoras compartilhadas com empresários e gestores de açougues.