Reunindo milhares de líderes, entre empreendedores, executivos e CEOs, nesta última terça (26) e quarta-feira (27) em São Paulo, o hsm+, o mais relevante evento de gestão e inovação da América Latina, anunciou a presença do filósofo e historiador mundialmente conhecido Yuval Noah Harari para a edição de 25 anos do evento, já programada para acontecer em novembro do próximo ano.
A informação foi anunciada por Reynaldo Gama, CEO do HSM, maior plataforma de conhecimento e educação corporativa do país e responsável pelo evento hsm+. Será a segunda vez que Harari – autor best-seller de obras como “Sapiens – Uma Breve História da Humanidade” e “Nexus: Uma Breve História das Redes de Informação, da Idade da Pedra à Inteligência Artificial” – estará presente no hsm+; a segunda fora em 2019 quando ele esteve presente para falar sobre “Os Novos Desafios do Século 21”.
“Estes 25 anos abrem a possibilidade para unirmos passado, presente e futuro em uma programação única que refletirá o legado do evento. Vamos trazer nomes que mais se destacaram ao longo dessas mais de duas décadas de evento e preparar uma nova edição ainda mais especial”, destacou o executivo.
Além do primeiro speaker oficial do evento, o CEO da HSM anunciou uma segunda novidade: a realização do evento inédito hsm+ AGRO, previsto para acontecer em Brasília (DF), em agosto do próximo ano. “Traremos uma nova vertical, um spin-off, o nosso primeiro ‘filhote’ setorial, que levaremos, pela primeira vez, para fora de São Paulo”.
Ao lado de Gama, Igor Tobias, diretor-geral da MCI, agência global de marketing e realizadora do hsm+, ressaltou a importância do evento, que ofereceu não apenas conteúdos relevantes, mas reflexões profundas. “Fico muito grato em fazer parte desse projeto. Realmente tem sido uma experiência transformadora para o público, que pode voltar para casa e pode ser melhor que ontem, sem mencionar a oportunidade que os líderes têm de se conectar de forma realmente significativa”, observou, referindo-se ao tema da edição 2024, “Conexões Significativas”.
Tecnologia foi ponto alto no segundo dia
Durante o segundo e último dia do hsm+, um dos destaques foram as temáticas relacionadas à inteligência artificial e tecnologia aplicada aos negócios, presente em palestras com profissionais de peso: como a do CEO do Google Brasil, Fabio Coelho. Durante o painel “Liderança na Era da Inteligência Artificial”, o executivo atentou que “as pessoas vão perder o emprego” para aquelas “que fazem as perguntas certas para a inteligência artificial”.
Paralelamente no painel “Cibersegurança para Cyberbusiness”, Marcelo Pinheiro, Staff Solutions Engineer do Google, falou sobre a urgência em fortalecer as defesas digitais das empresas. “A combinação da inteligência artificial com a cibersegurança é fundamental para garantir a proteção de dados e sistemas”.
Diego Barreto, CEO do iFood, também comentou sobre o assunto durante o painel “Futuro da IA: um Olhar de CEOs sobre Aplicações na Prática e Impacto para os Negócios”. “O ChatGPT não é uma ameaça, só substituirá quem não se modernizar. É uma ferramenta para alavancar negócios, principalmente os pequenos”.
O canadense Alex Tapscott, considerado um dos principais influenciadores da indústria de blockchain, também foi destaque. No decorrer da palestra “A Próxima Fronteira da Inovação: A Revolução da WEB3”, ele observou que o Banco Central “teme o digital, porque está preocupado em perder o controle da moeda”. A fala tem relação com o Drex, primeira moeda digital do país, que tem expectativa de ser lançada em 2025. O canadense deu uma aula sobre web e nova era da internet e convidou o público a ler mais sobre estes assuntos em seu mais recente livro “WEB3: Mapeando a Próxima Fronteira Econômica e Cultural da Internet”, que teve a versão em português lançada oficialmente no hsm+.
Sobre o hsm+
O hsm+ é o maior evento de gestão da América Latina, reunindo as principais vozes globais e protagonistas do cenário brasileiro em mais de 50 horas de conteúdo durante dois dias. A ocasião é uma oportunidade para encontros presenciais de investidores, gestores e líderes do Brasil e do mundo. Uma experiência ainda mais transformadora de conhecimento, prática e relacionamento. O principal evento da HSM é uma plataforma de conhecimento e reflete o que a empresa vem construindo ao longo de seus 37 anos: ser one stop shop da educação corporativa, oferecendo tudo para uma jornada de lifelong learning individual, além de proporcionar networking para empresas e oportunidade para novos negócios. Para apoiar na execução, a HSM se juntou ao maior organizador de conferências profissionais do mundo – a MCI, com sede em Genebra, na Suíça. Após 22 anos como HSM Expo, o evento mudou de nome para hsm+ por entender que a jornada vai além das exposições e aposta em um formato mais voltado para o user experience.
Sobre a MCI
A MCI é uma agência global de marketing de engajamento que transforma a relação das pessoas e empresas em experiências memoráveis. Com mais de 30 anos de experiência, está presente em 31 países, com mais de 60 escritórios. Disposta a transformar os desafios dos clientes em oportunidades de forma estratégica, atua como consultora e parceira e já entregou mais de 5,5 mil campanhas e ativações para mais de 1,2 mil clientes ao longo dos anos.