Sucesso na Anuga Select Brazil projeta setor de alimentos e bebidas no mercado global

0
159

Feira fortalece parcerias internacionais, promove três rodadas de negócios e antecipa tendências do mercado com foco em sustentabilidade e inovação para a indústria

Sucesso na Anuga Select Brazil projeta setor de alimentos e bebidas no mercado globalFeira fortalece parcerias internacionais, promove três rodadas de negócios e antecipa tendências do mercado com foco em sustentabilidade e inovação para a indústria
 A 6ª edição da Anuga Select Brazil, realizada de 8 a 10 de abril de 2025 no Distrito Anhembi, em São Paulo, encerrou-se com resultados expressivos que evidenciam a força e a qualidade do setor de alimentos e bebidas brasileiro, reconhecidas mundialmente. O evento reuniu 510 marcas expositoras provenientes de 38 países, ocupando uma área de 14.500 metros quadrados com 17 pavilhões internacionais e 20 nacionais. Ao todo, a feira recebeu 16 mil visitantes, dos quais 65 são oriundos de outros países, que movimentaram a feira todos os dias.
 Beni Piatetzky, diretor geral da Koelnmesse no Brasil, organizadora do evento, destacou o otimismo do setor. “O Brasil inicia este ano com um otimismo notável, impulsionado pela estimativa de investimentos de aproximadamente R$ 120 bilhões até 2026, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA)”. Ele também ressaltou que “a Anuga se consolida como a vitrine mais completa para o varejo, redes de serviços de alimentação, o crescente mercado de refeições fora do lar e o setor de hospitalidade.”

Uma parceria inédita marcou esta edição da Anuga com a visitação cruzada com a Private Label Brazil. Segundo Giulio Rossi, Diretor-Geral da Private Label Brazil, “esta experiência confirma o enorme potencial dessa parceria ao reunir em um mesmo período dois grandes polos de negócios — um focado em alimentos e bebidas e outro especializado em marcas próprias e terceirização — conseguimos criar um ecossistema mais integrado e dinâmico”. A expectativa é que essa união evolua de forma ainda mais concreta já a partir de 2026, quando a Private Label Brazil passará a ser realizada simultaneamente no mesmo espaço da Anuga.

As reuniões com compradores de 12 países e expositores foram movimentadas na Mega Rodada de Negócios que promoveu importantes conexões comerciais, reunindo 60 compradores, incluindo 27 hosted buyers trazidos pela Anuga, 15 compradores internacionais da Apex-Brasil e 18 representantes das principais redes hoteleiras do Brasil via FOHB. No total, as três rodadas geraram 2.654 reuniões efetivas com potenciais compradores. O combate ao desperdício de alimentos e à fome também obteve resultados significativos com a campanha do Sesc Mesa Brasil, durante a Anuga. “Ao longo dos três dias de evento, arrecadamos 1.865,92 kg de alimento. Como parceiro social, tivemos uma resposta muito positiva dos visitantes e dos expositores com as doações solidárias e o interesse na operação e capilaridade do Programa”, afirma Claudia Roseno, Gerente de Assistência, do Departamento Nacional do Sesc.

Inovação e tradição
Dentre os inúmeros lançamentos e inovações apresentados na feira, o estande da Embrapa apresentou a maçã Purple Gala, além de produtos plant-based inovadores como o vatapá e o quibe à base de fibra de caju, e concentrados protéicos de lentilha, grão-de-bico e feijão carioca, atendendo às demandas por saudabilidade, segurança e sustentabilidade.

Esta edição da Anuga Brazil também foi palco para promover a qualidade da Cachaça nacional, que ganhou um pavilhão exclusivo do IBRAC (Instituto Brasileiro da Cachaça), valorizando a herança cultural brasileira com a participação de marcas de cinco estados.
 Já o mercado de sorvetes e gelatos ganhou espaço no evento com a realização, pela primeira vez, do Congresso Latino-Americano de Sorvetes-Helados (CLASH). Eduardo Weisberg, presidente da ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes), destacou o crescimento expressivo de participantes em relação a 2024 devido à parceria com a Anuga. “No próximo ano, estaremos juntos novamente com o Clash 2026”, sublinha o executivo.

 Presença internacional
A Anuga Select Brazil 2025 contou com uma expressiva presença internacional, com 17 pavilhões de países de quatro continentes: EUA, Argentina, Peru, Itália, Alemanha, Turquia, China, Índia, Câmara de Comércio Árabe, Malásia, Vietnã e Egito e União Europeia, que estreou no evento. Cristina Rueda Catry, chefe da unidade DG Agri da Comissão Europeia, expressou entusiasmo com o envolvimento dos visitantes.“Vimos que os visitantes brasileiros se envolveram bastante nas nossas atividades, como os shows de culinária, harmonizações de vinhos e comidas, workshops especializados sobre azeite de oliva; e esperamos que eles levem o “sabor da Europa” quando forem às compras.”

 Após alguns anos, a Câmara de Comércio Árabe Brasileira retornou ao evento com o objetivo de conectar produtores brasileiros com os países da Liga Árabe. Estevão Carvalho, diretor de Novos Negócios da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, afirmou: “Para conectar os negócios brasileiros e árabes, uma das ferramentas mais importantes é a participação nas feiras.”
 A próxima edição da Anuga Select Brazil já está confirmada e será realizada entre os dias 7 e 9 de abril de 2026, no Distrito Anhembi. Parceiros Estratégicos: ABIR, ABRASEL-SP, ABIS, APEX-BRASIL, EMBRAPA e EXPO SUPERMERCADOS.  

Sobre a Anuga Select Brazil – É organizada pela Koelnmesse Brasil que, por meio da Feira, dedica o devido espaço a toda diversidade de atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 8 a 10 de abril de 2025, no Distrito Anhembi, em São Paulo. 

Sobre a Koelnmesse – Global Competence in Food and FoodTecA Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui