Expo eVTOL 2025 destaca debates sobre criação de vertiportos

0
1491

O mercado da Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês), com suas aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOLs), está cada vez mais próximo de se tornar uma realidade.

Um dos requisitos fundamentais para isso acontecer são os vertiportos. E o Brasil já se colocou na vanguarda deste assunto, que será um dos principais a serem debatidos durante o 3º Fórum eVTOL — Aviação do Futuro.

O evento, organizado pela MundoGEO e Italian Exhibition Group (IEG), será realizado durante a Expo eVTOL 2025, de 3 a 5 de junho no Expo Center Norte – Pavilhão Azul, em São Paulo (SP).

Em 2024, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu um edital para que empresas interessadas pudessem participar do ambiente regulatório experimental de vertiportos.

De 38 propostas, a agência selecionou dois projetos para acompanhar durante 24 meses e tirar subsídios para incluir em uma futura regulamentação específica para a construção desse tipo de infraestrutura, que não é um heliponto, muito menos um aeroporto. 

Este modelo adotado pela Anac se difere de outros lugares do mundo, como Estados Unidos e Europa, que já desenharam seus guias para construção de vertiportos.

Este caminho, porém, permite que a própria indústria teste novas tecnologias e tornem a regulamentação brasileira mais robusta e com base em experimentação prática. 

Neste sentido, representantes da Anac e das duas empresas selecionadas — VertiMob Infrastructure e PAX Aeroportos — participarão do 3º Fórum eVTOL para apresentar o que já está sendo feito e quais serão os próximos passos do sandbox regulatório. 

Estarão reunidos em um painel no Fórum:

• Eduardo Henn Bernardi – Gerente de Certificação e Segurança Operacional da Anac

• Bruno Limoeiro – CEO da VertiMob Infrastructure

• Rogério Prado – CEO da PAX Aeroportos

A programação do 3º Fórum eVTOL ainda contempla outros 13 painéis que debaterão temas relacionados ao mercado dos eVTOLs, como:

– Operação comercial, viabilidade econômica, certificação de aeronaves, digitalização do espaço aéreo, formação de recursos humanos, tecnologias de propulsão, cibersegurança, entre outros.

Com palestrantes nacionais e estrangeiros, o fórum terá tradução simultânea em português, inglês e espanhol. A programação pode ser acessada no site www.expoevtol.com.

“Os vertiportos são a espinha dorsal do mercado de Mobilidade Aérea Urbana. Sem eles, este setor não existe”, afirma o CEO da MundoGEO, Emerson Granemann.

“Por isso, fizemos questão de colocar este assunto na programação do 3º Fórum eVTOL e mostrar a todos os participantes como o Brasil está se colocando entre os principais players globais desta tecnologia que mudará a paisagem das cidades”, completa.

Além do fórum, a MundoGEO organizará o 1º Seminário eVTOLs no Ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana, voltado especialmente para gestores públicos e com foco nos projetos de mobilidade nas cidades.

Na feira de negócios estão confirmadas importantes empresas do setor de Mobilidade Aérea, como Eve Air Mobility, Moya Aero, EHang, V8, Ave Technology, entre outras. Estarão presentes também a Anac e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

SERVIÇO:

Quando: 3 a 5 de junho de 2025

Onde: Expo Center Norte – Pavilhão Azul, em São Paulo (SP)

Mais informações e programação completa: www.expoevtol.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui