5ª Edição do Global Summit APM será palco do Congresso ABCIS 2023

0
102

5ª edição do Global Summit Telemedicine & Digital Health APM, além de ter uma programação científica rica e de alto nível, gerar oportunidades de negócios e de networking, também será palco para a realização do Congresso ABCIS – Associação Brasileira CIO Saúde 2023.

O evento ocorrerá durante os três dias do GS APM 2023, de 20 a 22 de novembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, e terá como tema central “A Tecnologia como Principal Alavanca de Transformação da Saúde”.

Vitor Ferreira, presidente da ABCIS, explica que desde a fundação da instituição, em 2008, promove o intercâmbio de conhecimento e práticas em Tecnologias da Informação (TI) na Saúde, sendo um agente ativo de transformação digital para a melhoria do setor em todo o território brasileiro.

“Integramos gestores de TI em Saúde, promovendo programas de treinamento e educação, especializações e certificações. Formamos alianças estratégicas com importantes associações da Saúde para ampliar a representação de temas de tecnologia em discussões no setor. Exatamente como estamos fazendo com a parceria com o Global Summit e com a Associação Paulista de Medicina (APM), sua realizadora”, afirma.

know-how e o valor que a marca já estabelecida do GSAPM possui como o mais relevante evento de Telemedicina e Saúde Digital da América Latina foram decisivos para que a ABCIS optasse por realizar seu congresso no evento.

“O legado das palestras dos eventos anteriores, todo o conhecimento difundido fez com que elevássemos a expectativa para a realização do nosso congresso no Global Summit APM. Além disso, estar ao lado de uma entidade como a APM é certeza de chancela de credibilidade para o nosso trabalho. Acredito que essa parceria estratégica será um marco para a história da ABCIS, e espero que ela perdure pelos próximos anos”, ressalta Ferreira.

Eixos temáticos

A programação do Congresso ABCIS 2023 está dividida em três eixos temáticos:

  • Transformação Digital, no primeiro dia (20/11);
  • Interoperabilidade e cibersegurança, em 21/11; e
  • Data Lake, Inteligência Artificial (IA) e governança, no último dia (22/11).

A definição por esses assuntos deve-se, de acordo com o presidente da entidade, ao fato deles serem temas sensíveis, que norteiam diariamente as ações dos executivos e gestores de TI na transformação da Saúde do País, e devido à demanda por novas tecnologias ser crescente, intensa e infinita.

A ABCIS também vai divulgar durante seu evento o resultado parcial do Índice Nacional de Maturidade Tecnológica (INMAT) dos Hospitais Brasileiros. Fará o lançamento do primeiro Observatório de TI nos Hospitais Brasileiros e do Novo Manual para o Gestor de TI dos Hospitais. Também vai realizar o Showcase de Interoperabilidade na Saúde Digital.

“São quatro marcos importantes para os gestores e profissionais de TI que estão diariamente sustentando o avanço das tecnologias na Saúde, capazes de ampliar o acesso, reduzir a desigualdade, apoiar e qualificar os atendimentos que a população tanto necessita”, destaca Ferreira.

Participação no Global Summit APM 2023

O presidente da ABCIS também irá participar da programação científica do GS APM 2023. Ele estará no Painel Nacional “Desafios da Saúde Digital” e fará a palestra “Saúde Digital: Avaliação da Maturidade Tecnológica de Hospitais: contexto e certificação”.

Ferreira explica que a saúde enfrenta um chamado urgente para se adaptar à transformação digital. Para os hospitais brasileiros, essa adaptação vai além da simples incorporação de novas tecnologias. Trata-se de uma revisão profunda das operações.

Segundo a ABCIS, dos cerca de 7,2 mil hospitais brasileiros, apenas aproximadamente 400 possuem certificações para acelerar a jornada de transformação digital. Ou seja, muitos desejam essa mudança, mas não sabem como iniciar essa jornada.

Diante deste cenário e pela transformação digital ser um conceito muito amplo, a entidade dividiu o assunto em dez temas e para cada um criou uma certificação para avaliar a maturidade tecnológica dos hospitais.

“O intuito é buscar a aderência de muitos hospitais, já que, diferentemente das acreditações internacionais, que precisam de muito investimento, nesta certificação o estabelecimento não paga para participar. Nem, tampouco, exige muitos requisitos para aderir. Cada hospital define em qual dos dez temas quer se aprofundar de acordo com suas necessidades, para melhor estruturar sua maturidade tecnológica”, argumenta.

Para Ferreira, este debate é fundamental, pois o importante é garantir que os hospitais brasileiros tenham o tripé pessoas, processos e tecnologias alinhado para conseguirem construir projetos robustos de transformação digital.

“É preciso garantir que o hospital tenha pessoas qualificadas e bem treinadas para executar bem os processos e saber definir qual tecnologia vai ser utilizada de forma inteligente. Quando se consegue equilibrar esses três pilares, a instituição de Saúde começa a evoluir no que a gente chama de transformação digital”, afirma.

Confira a programação do Global Summit APM 2023 e inscreva-se agora, AQUI!

Sobre o Global Summit Telemedicine & Digital Health APM

Maior e mais relevante evento de Telemedicina e Saúde Digital da América Latina, com três dias de duração, o Global Summit APM, uma iniciativa da Associação Paulista de Medicina (APM), reúne especialistas internacionais e nacionais para debater as tendências que estão transformando o mundo da Saúde.

A programação, focada em conteúdo, experiências e negócios, inclui temas em Telemedicina e Saúde Digital de interesse para médicos, profissionais, instituições e entidades de Saúde, indústria, academia e governo, entre outros. 

Sobre a Associação Paulista de Medicina

Representante dos médicos desde 1930, a Associação Paulista de Medicina está presente em todo o estado de São Paulo por meio de suas 76 Regionais. Além de contribuir com a elaboração das políticas de Saúde e qualificação da assistência médica, a APM luta para valorizar o médico nos sistemas público e privado de saúde. 

Promove diversas atividades de educação médica continuada, como eventos científicos e o Instituto de Ensino Superior da APM (IESAPM), e oferece serviços e benefícios aos associados e sociedade, incluindo o Residencial APM e o Hotel Fazenda APM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui