Maior evento do setor farmacêutico do Brasil proporciona diversas oportunidades aos visitantes, entre elas, relacionamentos que possibilitam maior destaque na carreira e a concretização de negócios. Confira como foi o segundo dia
O segundo dia do Conexão Farma 2024 evidenciou a força do maior evento do setor farmacêutico do Brasil, promovido e realizado pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan). Caravanas de visitantes passaram pelo Expo Center Norte, em São Paulo (SP), para acompanhar a programação de conteúdo exclusiva, fazer relacionamento e fechar negócios junto à exposição de produtos e serviços de mais de 170 marcas.
O palco principal, Conexão Aberta, recebeu a jornalista Izabella Camargo para uma palestra especial sobre Produtividade sustentável: Desacelerar para continuar acelerando! Ela lembrou e alertou aos presentes que o estresse é uma reação do organismo para uma situação que representa uma ameaça. “A produtividade sustentável é para quem ama o que faz continuar fazendo o que ama. É para alcançar e vivenciar o objetivo”, disse.
Já as arenas de conteúdo proporcionaram 16 palestras diferentes aos visitantes. Com o tema Estratégia fiscal inteligente: como o planejamento tributário pode potencializar a rentabilidade da farmácia, a CEO da Contabiliza Pharma, Isabella Luna, abordou a importância do planejamento tributário para as empresas. Ela discorreu sobre as melhores práticas e estratégias que podem ser desenvolvidas e implementadas. Segundo ela, é importante que os gestores e empresários, principalmente das médias e pequenas empresas, entendam que é de suma importância que elas possam alinhar a sua gestão fiscal e tributária para que consigam obter melhor rentabilidade em suas negociações e, assim, conquistarem mais lucratividade.
“Planejamento tributário, ou elisão fiscal, nada mais é do que a redução de impostos, ou seja, o pagamento de impostos de forma justa e legal. As empresas precisam implementá-lo independente do seu tamanho e regime tributário, para sua sobrevivência”, garantiu Isabella.
O assunto também pautou a palestra do CEO da Farmacon, Marcus Cordeiro, que trouxe perspectivas sobre as práticas de planejamento tributário contínuo. “Afinal de contas, o que é planejamento tributário? É uma extensão de um planejamento estratégico empresarial, onde ainda está com os índices de desenvolvimento. Ele é algo que vai se desenvolvendo de acordo com o movimento da empresa, de um grupo”, atestou.
A primeira rodada de palestras teve ainda o CEO da Smart Sell Pro, Fabio Camparini, falando sobre Gestão eficiente e rentável do PDV: Sortimento, capital de giro e ROI; o CEO da GMartins Consultoria, Gean Martins e o diretor-executivo da Montafarma, Edimilson Souza, abordaram a farmácia do futuro como um ecossistema de saúde e bem-estar.
Além disso, o sócio fundador, Guilherme Jabur; a comercial, Viviane Metta; e o COO da Aura Pharma, Rafael Bassetto, fizeram palestra com o tema Desmistificando o canabidiol no varejo farmacêutico de acordo com a RDC 327. “A cannabis é hoje reconhecida mundialmente por suas propriedades medicinais e terapêuticas, e acreditamos que esse momento é ainda só o começo, pois os avanços e pesquisas seguem muito promissores”, destacou Basseto.
Exposição é oportunidade para acompanhar tendências e fechar negócios
A Metalfarma, empresa líder e referência no segmento de mobiliário e planejamento farmacêutico, considera os eventos do setor como oportunidades de reencontro com parceiros e clientes, além de se configurarem como ambientes propícios à exposição de novos produtos ou ideias de layout para o varejo farma. A companhia levou para o Conexão Farma uma reflexão que vai ao encontro das principais tendências do varejo em 2024: como fidelizar o cliente/paciente das drogarias por meio da humanização do espaço.
“Neste ano, trouxemos uma condição muito interessante, pois acreditamos que isso vai render bons negócios, como o parcelamento especial. O Conexão Farma é uma excelente oportunidade para o cliente aproveitar essas condições ofertadas. Temos expectativa de fazer bons negócios na feira”, destacou a diretora da Metalfarma, Camila Rodero.
Kennedy Lauton, CFO; e Talles Lauton, COO; são sócios na Lauton Nutrition, empresa especializada na fabricação de suplementos alimentares, com mais de 12 anos de mercado.
“A participação no Conexão Farma é para que a gente possa desenvolver o canal indireto, o varejo independente, que hoje compõe mais de 90 mil PDVs. E a nossa expectativa é poder expandir os nossos produtos para as demais associações, além da Abrafarma”, pontuou o CFO.
Como otimizar ganhos e evitar perdas?
O CEO da SimTax, Jiovanni Coelho, esteve à frente da palestra Guia da Lucratividade: como implementar uma área de pricing na sua farmácia, na qual abordou, entre outros, sobre como calcular corretamente os impostos e utilizar benefícios fiscais como diferencial competitivo, especialmente para e-commerce; como manter a base de dados precisa, evitando o pagamento de impostos incorretos e formando preços de venda adequados. “Não confie apenas em sistemas. Você tem que validar sempre”, afirmou.
Ponto de Venda: Perceptível, Preparado, Produtivo e Atrativo! foi o assunto da palestra da diretora de Marketing da Agos Consultoria, Luciana Motta. “As ofertas têm que ser estratégicas, bem expostas. O preço que estiver na prateleira tem que ser o mesmo do sistema”, garantiu.
A importância do e-commerce para o canal farma
O gerente de marketing do Laboratório Cristália, Paulo Careli, trouxe ao palco o caminho do bem-estar: do anti age ao well aging, o papel estratégico dos nutracêuticos e o diretor de BU Consumer Health da IQVIA, Ulysses Danté, falou sobre a farmácia além dos medicamentos: como ser competitivo em um mundo de gigantes, evidenciando o poder do comércio eletrônico no cenário atual.
“Se nós avaliarmos 2019, tudo que era e-commerce representava mais ou menos 3% do business farma. Hoje, representam 13,6% no acumulado de um ano. Se nós analisarmos 2024, teremos 15%. E os consumidores estão, cada vez mais, acessando o e-commerce, eles procuram preço e depois vão à farmácia, ou vão à farmácia, olham preço e fecham a compra no e-commerce”, contou Danté.
Por falar nisso, o e-commerce tem se consolidado como canal relevante para o varejo farmacêutico, depois do crescimento vigoroso durante a pandemia. O delivery de produtos oferecidos pelas farmácias se tornou parte do cotidiano e da rotina de grande parte dos brasileiros. As plataformas digitais oferecem comodidade e conveniência para o cliente e ampliam, consideravelmente, o mercado consumidor das farmácias, especialmente, das pequenas e médias redes e farmácias independentes, criando um novo canal de vendas.
O diretor do iFood, Murilo Massari, explicou no Conexão Farma 2024, o modelo do negócio da empresa voltado para o delivery de farmácias, uma análise do mercado atual, o potencial de crescimento, além de explicar e tirar dúvidas de como as farmácias, de todos os tamanhos, podem aderir à plataforma.
“Eu acho que a grande mensagem é o amadurecimento, a evolução e a expertise dos parceiros dentro do app que vão aprendendo cada vez mais como desenvolverem as suas estratégias”, disse.
Já a gerente de trade, Greice Souza; e a gerente de marketing da EMS, Thais Neri; compartilharam seus conhecimentos sobre a importância do colágeno tipo II para a saúde do seu cliente e da sua loja; ao passo que o consultor da Febrafar e coordenador IFEPEC, Valdomiro Rodrigues, versou sobre o comportamento do shopper de farmácias no Brasil de acordo com a Pesquisa IFEPEC.
Abrindo a última rodada de apresentações, o founder do E-commerce Brasil, Tiago Baeta, falou sobre a Transformação no atendimento farmacêutico: como a omnicanalidade e as plataformas digitais têm revolucionado o setor. A palestra fez uma abordagem sobre o impacto da tecnologia e da digitalização no setor farmacêutico, principais inovações e tendências que mudam a experiência do consumidor, que agora espera um atendimento mais integrado, personalizado e acessível, graças à conveniência oferecida pelas plataformas digitais.
A sócio diretora, Cirleia Morato, e o fundador da Único Contato, Renato Diniz, abordaram Estratégia para vender mais pelo Whatsapp; a CEO da Mind Shopper, Alessandra Lima, falou sobre Geração Alpha: de influenciadores a decisores; e o COO da SaudaBe, Rodrigo Marsili, evidenciou sobre o comportamento da geração Z e o impacto que pode ter na categoria de saudáveis no canal farma.
Para finalizar, o visitante da feira, o coordenador farmacêutico, Rodrigo Raposo, comentou: “Eu venho todos os anos ao Conexão Farma, porque este é um evento muito importante para o networking e, especialmente, para acompanharmos as novidades e tendências do segmento”
SOBRE A ABRADILAN
Constituída em 1998, a Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) é formada por empresas distribuidoras de medicamentos, produtos para a saúde, artigos de higiene pessoal e cosméticos no mercado. Com cerca de 160 empresas associadas, tem como missão contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do mercado e de seus membros, promovendo a melhoria contínua e eficaz de seus serviços.