Mesas de bares e restaurantes podem ter até seis pessoas. Secretaria de Saúde publicou série de protocolos sanitários que devem ser observados pelos estádios, restaurantes, feiras e eventos; veja os detalhes.
A prefeitura de Belo Horizonte oficializou anúncio do prefeito Alexandre Kalil (PSD), liberando o retorno de público aos estádios e aumentando o horário de funcionamento dos bares e restaurantes na capital. O decreto foi publicado na edição desta quinta-feira (29), no Diário Oficial do Município, e já está em vigor.
A prefeitura antecipou as medidas durante pronunciamento à imprensa na terça-feira (27). Na ocasião, os secretários não entraram em detalhes sobre os protocolos sanitários que deverão ser seguidos para que os serviços voltem a funcionar. É aí que entram as medidas previstas pela secretaria municipal de Saúde, que publicou versões com regras para diferentes setores (veja os detalhes mais abaixo).
Bares e restaurantes, por exemplo, vão funcionar das 11h às 23h, e não mais só até as 22h. Se for retirar para consumo em casa, o serviço funcionará até as 22h (antes era até as 21h). Agora, se o pedido for delivery, não tem restrição de horário.
A prefeitura também alterou o protocolo para ocupação das mesas, que podem juntar até seis pessoas. Nesse caso, a regra também vale para eventos e demais espaços com previsão de pessoas sentadas. As novas regras entram em vigor já a partir desta quinta.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/O/f/9Q9jBRRVefCp9AdeM8qg/whatsapp-image-2021-04-24-at-12.05.24.jpeg)
Bares do Mercado Central, em BH, colocam mesas na calçada — Foto: Cristiane Leite/TV Globo
Outras portarias publicadas nesta quinta-feira trazem as regras para os jogos de futebol, os eventos, as feiras e os shows e teatros. Veja a seguir os principais pontos.
Eventos
Para a participação em eventos na capital, a prefeitura exige que todos os envolvidos – dos organizadores aos participantes — apresentem comprovante negativo para a Covid-19 até 72 horas antes da realização. Vale do tipo RT-PCR ou Teste Rápido de Antígeno.
As pistas de dança ficam liberadas, desde que estejam em espaços abertos ou em locais fechados que tenham ventiladores de teto e de pé dirigidos para janelas abertas. As novas regras entram em vigor no dia 2 de agosto.
Feiras e congressos
A partir de 2 de agosto, fica permitida a realização de feiras, congressos, seminários e exposições, agora com capacidade máxima de 1 pessoa a cada 7m², incluindo expositores e funcionários, limitada a 800 pessoas.
É exigira a apresentação pelo público participante de resultado negativo para a Covid-19 em teste dos tipos RT-PCR ou Teste Rápido de Antígeno realizado até 72 horas antes do evento, inclusive funcionários. Acesse as novas regras.
Teatros e shows
A capacidade máxima de público não deve ser superior a 60% dos assentos, limitados a 600 pessoas, caso tenha serviço de alimentação para consumo no local. Quando não houver o serviço, a limitação passa para 800 pessoas. O público também deve apresentar teste negativo para a Covid-19 em até 72 horas antes do evento. As novas regras entram em vigor no dia 2 de agosto.
Futebol
A fila para a entrada nos estádios deve respeitar o distanciamento de 1 metro para cada torcedor, que deve usar máscara durante todo a partida. O público máximo é de 30% da capacidade do estádio, sempre ocupando assentos dos espaços abertos.
- A prefeitura não recomenda que mulheres grávidas compareçam aos jogos.
- A torcida será única e correspondente ao mandante do jogo.
- Funcionários, imprensa e torcedores devem apresentar, impresso, o resultado negativo no teste para a Covid-19 até 72 horas antes da partida.
A prefeitura ainda previu regras específicas para os serviços de alimentação dentro dos estádios, que não poderão comercializar bebidas alcoólicas. A regulamentação completa pode ser visualizada aqui.