


Clique aqui para acessar a programação completa.
Entre as novidades, a lista dos finalistas do pitching de projetos audiovisuais. Participaram da seleção produtoras, roteiristas e criativos independentes com projetos de longas-metragens (documentário e ficção) e de séries de ficção. Confira a lista dos finalistas aqui . Ao final de cada dia, eles farão uma apresentação virtual para os mais importantes players do mercado, entre plataformas, distribuidoras e produtoras.
Veja os destaques desta edição:
Programas de atração de investimento. Dia 17 de novembro, às 9h. Com Andressa Pappas (Motion Pictures Association-MPA, Brasil), Daniela Galvão (CQS/FV Advogados) e Gustavo Rolla (ANCINE). Moderadora: Maria Izabel Mello (FecomercioSP). Painel para debate sobre as novas perspectivas para atração de investimento à produção audiovisual, tendo por base os programas de Tax Credit e Cash Rebate. No Brasil, a SPCINE, com o apoio do Município de São Paulo, foi pioneira no estabelecimento do primeiro programa de cash rebate no país. Um desafio é pensar como o Brasil pode implementar um programa nesses moldes a nível nacional.
BCCC Talks – “Entretenimento de Impacto Social”. Dia 17 de novembro, às 16h. Com Luana Lobo (Maria Farinha) e Gabriel Brakin (Participant Media). Moderação: Fábio Cesnik (CQS/FV Advogados e BCCC – Brazil-California Chamber of Commerce) e Felipe Cusnir (BCCC – Brazil-California Chamber of Commerce). Debate sobre o Social Impact Entertainment como mercado emergente. Painel proposto para discutir como alcançar e se conectar com o público por meio de histórias poderosas de movimentos gerados a partir dos filmes.
Cinema: Passado, Presente e Futuro do Audiovisual. Palestra de Alex Braga Muniz, Diretor-Presidente da Ancine. 18 de novembro, às 9:00. Reflexões sobre a importância da janela de exibição cinematográfica e os próximos desafios.
Olsberg Apresenta – Perspectivas para a indústria Audiovisual na América Latina Pós-pandemia. Dia 18 de novembro, às 16h. Mesa com curadoria a LATC e participação de players latinoamericanos. Este painel discutirá como os formuladores de políticas e organizações do setor privado podem apoiar e acelerar a recuperação da indústria audiovisual na América Latina e da economia em geral.
Transformações no Audiovisual. Dia 18 de novembro, às 17h. Com Fábio Lima (Sofa Digital), Malu Andrade (Coração da Selva), Ana Carolina Lima (Globoplay), Dani Tolomei (Transformação Audiovisual) e Leonardo Edde (Urca Filmes e SICAV). Novas práticas e tendências de negócio para potencializar a criação e o impacto na exibição.
Os caminhos da Distribuição e da Exibição, na nova visão da ANCINE. Dia 19 de novembro às 9h. Com Alex Braga Muniz (Diretor-Presidente da Ancine), Márcio Fraccaroli (Paris Filmes), Marcos Barros (Cinesystem) e Luiz Fernando Morau (Integradora Digital).
Instituto Dona de Si Apresenta: Como usar a cláusula de inclusão? Dia 17 de novembro, às 10h. Com Fanshen Cox (TruJuLo Productions) e Kalpana Kotaga (Cohen Milstein). Moderadora: Suzana Pires (Instituto Dona de Si). Suzana ela se reúne com convidadas internacionais para discutir a forma de conduzir a seleção de equipe e elenco e criação para trazer ideias de maior pluralidade e representatividade em tela.
Escarlate Talks: Adaptações literárias no audiovisual. Dia 18 de novembro, às 10h.Com Joana Henning Generoso (CEO Estúdio Escarlete), Laura Malin (CEO Malin Entertainment) e Fabrício Carpinejar (Escritor). Moderadora: Gisele Vitória (Diretora de Comunicação Estúdio Escarlete). Joana Henning, CEO do Estúdio Escarlate, trará seus projetos e desafios de adaptação, Laura Malin, da Malin Entertainment comenta sobre sua experiência em adaptações, com informações do último Festival de Veneza e um convidado especial, o escritor Fabrício Carpinejar, falará sobre a expectativa em ver um livro seu ser adaptado à grande tela.
Globo Filmes fala sobre coprodução e curadoria. Dia 18 de novembro, às 11h. Com Simone Oliveira (Globo Filmes), Carolina Rapp (Globo Filmes), Cristiana Cunha (Globo Filmes), Maria Carneiro (Globo Filmes). Moderadora: Rosane Svartman (Globo Filmes).
Será discutida a importância do acompanhamento no desenvolvimento dos projetos de coprodução. Com um time feminino à frente da empresa, falaremos sobre a curadoria como um dos assets importantes da Globo Filmes.
Gullane apresenta a internacionalização da cultura e contribuição do audiovisual na identidade nacional. Dia 18 de novembro, às 14h. ComLaís Bodanzky, Luiz Bolognesi e Daniel Rezende. Moderadores:Fabiano Gullane, Caio Gullane e Ana Saito (Gullane). Como as produções nacionais debatem questões sociais e difundem a cultura brasileira mundo afora.
+Mulheres apresenta: Novos modos de produção. Dia 19 de novembro, às 11h. Com Geórgia Costa Araújo (Coração da Selva). Caroline Fioratti (Diretora). Alessandra Casolari (Netflix). Moderação: Debora Ivanov (+Mulheres/SIAESP). Mulheres comentam o crescimento da utilização de VFX e a importância da interação da pós-produção já no desenvolvimento das obras.
A grande retomada do setor audiovisual. Dia 19 de novembro, às 11h. Com Sérgio Sá Leitão (Secretário de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo). Danielle Barros (Secretária de Cultura e Economia Criativa do Governo de Estado do Rio de Janeiro). Moderador: José Maurício Fittipaldi (CQSFV Advogados/ Animus Consultoria e Gestão) Representantes do Governo se unem para apresentar projetos e programas para retomada no pós-pandemia. Será posto em debate as possibilidades que podem tornar suas localidades espaços para fomentar não só a indústria, mas toda a economia que ela movimenta, sendo inclusive, fonte de investimentos do exterior.
Mais uma vez, a Expocine tem o apoio da FAAP (Faculdade Armando Alvares Penteado), consolidando assim uma parceria fundamental na formação e capacitação do setor audiovisual. Especialistas em direito do entretenimento apresentarão temas que envolvem toda a cadeia de produção de cinema, que faz parte do chamado FAAP Day.