Evento ocorrerá nos dias 21 e 22 de julho, no Santos Convention Center, e tem por objetivo refinar as regras para o setor de eventos, bastante afetado durante a pandemia da Covid-19.
O município de Santos, no litoral de São Paulo, receberá um dos dez eventos-teste oficiais anunciados pelo Governo do Estado para definir protocolos de retomada da economia na pandemia. A ‘Expo Retomada’ está programada para acontecer nos dias 21 e 22 de julho, das 11h às 17h, no Santos Convention Center. A edição espera receber 750 visitantes por dia, 1.500 no total, com testagem obrigatória, além dos demais protocolos de segurança contra a Covid-19.
Em maio, o governador João Doria (PSDB) anunciou que o Estado de São Paulo irá realizar, de 15 de junho a 30 de julho, dez eventos-teste para testagem e acompanhamento das pessoas por duas semanas. O objetivo, segundo o governo estadual, é criar um planejamento seguro, responsável e baseado na ciência de retomada das atividades do setor de eventos no segundo semestre.
Quando anunciada a iniciativa, a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, reforçou que a ação não trata-se de uma abertura, mas de eventos-teste para realizar um planejamento seguro para o segundo semestre, com responsabilidade e baseado na ciência e gestão de informações e protocolos.
De acordo com as informações anunciadas, serão realizados dez eventos com diversos formatos e focos. A Expo Retomada será um deles, com foco na modalidade Evento de Negócios, que inclui os congressos e as feiras. Outros setores de eventos, como corporativos e sociais, terão seus próprios eventos-teste.
Todos os eventos-teste terão limitação de público, acesso controlado, cumprimento de protocolos e testagem rápida obrigatória para todos os participantes, incluindo os visitantes e todo o staff. Será realizado, ainda, um monitoramento nas duas semanas posteriores à realização dos eventos em parceria com as secretarias de Saúde estadual e municipal, para obter informações sobre eventuais contágios dos participantes.
Segundo os idealizadores da Expo Retomada, o evento não tem fins lucrativos, e sua missão é disseminar que os eventos B2B são seguros se a obediência aos protocolos existentes – e agora atualizados – for cumprida à risca.
Ainda de acordo com os organizadores, o foco do evento será a aplicação e demonstração prática dos diversos protocolos sanitários elaborados em parceria com o Hospital das Clínicas, da capital paulista, e com o envolvimento de diversas associações do setor, como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), além da contribuição de todas as associações realizadoras do evento (ABEOC nacional, ABRACE, SINDIPROM e UBRAFE).
A Expo Retomada 2021 terá realização da Associação Brasileira das Empresas de Eventos (ABEOC) Nacional, Associação Brasileira de Cenografia e Estandes (ABRACE), Santos Visitors & Convention Bureau, Sindicato das Empresas de Promoção (SINDIPROM|SP), Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Estado de São Paulo e União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (UBRAFE). Também haverá apoio da Associação de Marketing Promocional (AMPRO).
A curadoria e organização será feita pela Live Marketing Consultoria e Rede Feiras, enquanto o Comitê Gestão Biossegurança será composto pela ABNT, Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (ABRALIMP) e secretarias de Saúde do Estado e Município de Santos.
Em nota, o Governo de São Paulo informou que os eventos-teste estão sendo estruturados para garantir a proteção do público e profissionais envolvidos. Reforçou, ainda, que trabalha junto ao Centro de Contingência e Vigilância Sanitária para alinhar os melhores protocolos e manter a segurança de todos.
A Prefeitura de Santos, por sua vez, informou que, até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde não foi acionada para prestar apoio a este evento.