Inteligência Artificial invade gestão de qualidade no setor

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A Inteligência Artificial já é realidade quando o assunto é o uso da tecnologia para garantir a qualidade e segurança dos produtos durante todo o processo de produção dos players da indústria de alimentos e bebidas. Durante a Fispal Tecnologia, os visitantes tiveram contato com algumas empresas que já usam a IA na gestão dos processos.
 

“Quando falamos em qualidade não só de produtos, mas também de processos, a Inteligência Artificial não é futuro, já é presente no setor”, resume Javier Silva, diretor mundial de marketing da Viscofan, líder mundial em soluções de embalagem para produtos protéicos.
 

O executivo afirma que, em um mercado em plena expansão após a pandemia de Covid-19, qualidade e sustentabilidade são essenciais para a empresa, algo que a tecnologia potencializa. “Incorporamos a IA aos nossos processos de controle de qualidade para torná-los mais eficientes”, diz Silva.
 

Armando Aquino, diretor da Varpe Brasil, líder em tecnologias para a verificação de peso e de contaminantes em linhas de produção, diz que a Inteligência Artificial tem auxiliado a empresa, principalmente na área de detecção de contaminantes em produtos.
 

“Com o uso de algoritmos de Inteligência Artificial e deep learning, conseguimos fazer análises mais precisas nas linhas de produção, o que potencializa o controle de qualidade tanto dos nossos produtos e processos quanto o dos nossos clientes”, explica Aquino.
 

Alimentos que Conectam: Foco na Excelência com a Revolução da Diversidade, Inclusão e Equidade
 

A Arena Fispal Tec 2024 tem sido um excelente encontro para os players da indústria de alimentos e bebidas que buscam ideias inovadoras para inspirar novos comportamentos.
 

Na tarde desta quinta-feira, a palestra “Alimentos que Conectam: Foco na Excelência com a Revolução da Diversidade, Inclusão e Equidade” reuniu importantes lideranças. Rita Oliveira, Diretora de Equidade e Diversidade na Coca Cola Company Cone Sul; Maysa Tatikava, Head de Comunicação, Cultura e Desenvolvimento da Kraft Heinz Brasil; Thaisa Thomaz, Diretora de Recursos Humanos e Líder da agenda de Talentos com Atração e Desenvolvimento, Diversidade, Equidade e Inclusão da PepsiCo Brasil; e Karen Pegorari, Equidade de Gênero e Responsabilidade Social da Fiesp; trouxeram relevantes reflexões sobre o mundo corporativo, seus desafios e conquistas.
 

Entre elas, todas possuem metas robustas de recrutamento e retenção de minorias para a construção de ambientes de trabalho mais diversos. A maioria já possui mais de 40% dos cargos de liderança femininos, mas querem mais. Entre negros e pardos, os números também vem crescendo em todas elas. O desenvolvimento de pessoas e, principalmente, a mudança de cultura foram apontados como os principais caminhos para o sucesso dessas medidas.
 

“Preparar os ambientes é fundamental, pois diversidade sem inclusão é hostilidade”, afirmou Rita Oliveira. Para isso, é preciso engajamento e transformação. Para Maysa Tatikava, outro desafio é o recrutamento e a retenção. “Mudar a forma de recrutar, inclusive com mudanças nos locais onde se busca esses profissionais, vai nos ajudar a transformar de fato as empresas”, disse. Outro ponto de destaque foi em relação ao letramento dos colaboradores. “É preciso ensinar, trazer conteúdo de qualidade, e falar sobre racismo e machismo de forma pedagógica. Além disso, ter metas e mensurar é fundamental”, afirmou Thaisa Thomaz.
 

A Arena Tec segue até sexta-feira (21/6), durante toda a duração da Fispal Tecnologia, oferecendo conteúdos essenciais para os profissionais da cadeia de valor de alimentos e bebidas. Mais informações podem ser obtidas neste link.

Fispal Tecnologia e TecnoCarne reúnem 17 países e atrai importantes players do mercado

Áustria, França, Alemanha, Peru, Colômbia, Chile, Taiwan, Tailândia, Turquia e Estados Unidos são apenas alguns dos 17 países presentes como expositores na Fispal Tecnologia e na TecnoCarne 2024. Com muitos lançamentos e tecnologia de ponta, as empresas internacionais vêm atraindo players do mercado e tomadores de decisão.

Em relação à visitação internacional, a expectativa é receber visitantes de 31 países, com destaque para a presença dos principais países da América do Sul, como Argentina, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Chile e Peru.

OMS Itália está presente com sua filial no Brasil, que fica em Mogi Guaçu, São Paulo. Antônia Janaína, Gerente Comercial da OMS Brasil, explicou que a empresa trouxe ao evento a OMS 22, cintadeira elétrica de última geração importada da Itália. “Temos recebido nossos clientes e muitos fornecedores aqui no estande, e essa feira é bem relevante para nós”, afirmou.


Amanda Silva, Analista de Customer Service da CV Latam, disse que a empresa está muito bem impressionada com a qualificação do público que vem recebendo na Fispal. “A visitação superou nossas expectativas, com pessoas realmente focadas e bem informadas a respeito dos produtos que buscam. Temos feito bastante prospecção e novos clientes aqui. A CV Estados Unidos já participa da Fispal desde 2018, mas estamos com a filial da América Latina pela primeira vez no evento.”


Estar em contato com os clientes brasileiros e conhecer novos clientes é o principal objetivo da chilena GR Confectionery Machinery. De acordo com o Gerente Geral, Paul Jeanneret, este ano eles receberam muitos decisores de compras e visitantes interessados na máquina ‘Dosadora de Goma em Amido’, um dos lançamentos da empresa. “Temos muitas prospecções de vendas e estamos felizes e satisfeitos com o resultado na Fispal”.


Francisco Olivo, Gerente de Vendas para a América do Sul da Cerex, empresa suíça, disse que a qualificação do público é um dos principais diferenciais da Fispal. “Recebemos presidentes, CEOs e gerentes interessados nos produtos e fazendo negócios. A máquina ‘Cerex Puffing Systems’, que processa os mais variados tipos de grãos, tem sido a mais procurada pelos clientes. Estamos muito contentes com nossos resultados aqui”, afirmou.

Leis, mão de obra, tecnologia e custos ainda são barreiras para rastreabilidade em frigoríficos
 

Falta de legislação específica, escassez de mão de obra qualificada, nível de tecnologia e custos de implantação são os principais entraves que os frigoríficos brasileiros enfrentam em relação à rastreabilidade.

É o que defendeu Lara Bonfim, consultora técnica nas áreas de bem-estar animal e controle de qualidade em frigoríficos, nesta quinta-feira (20), durante sua palestra na Arena de Conteúdo TecnoCarne. O público lotou o espaço.
 

“A rastreabilidade está muito focada na identificação dos animais e, mais recentemente, na procedência, na origem, dos animais”, afirmou a especialista. “Ela figura hoje como um dos pilares da sustentabilidade e é um dos holofotes mundiais no segmento.”
 

Para a consultora técnica, um dos problemas do mercado atual é a falta de leis que regulamentam de forma mais específica e clara o setor. Ela explicou que o tema restringe-se ao Decreto 30.691/52, que institui o Riispoa (Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal), e à Lei 12.097/09, que dispõe sobre rastreabilidade, com apenas nove artigos.
 

“Apesar de termos uma lei de rastreabilidade da cadeia de carne, ela não fornece todos os parâmetros necessários para as empresas, que ficam expostas a adotar a rastreabilidade a seus modos”, lamentou Lara.
 

A especialista também abordou o baixo nível tecnológico na área, alertando que há empresas, hoje, que “sequer têm acesso à internet”. “Qual o nível de investimento dos frigoríficos em sistemas de informação, equipamentos, softwares, coleta de dados? Alguns sequer têm comunicação de uma balança para outra”, afirmou.
 

Lara defendeu, ainda, investimento em capacitação técnica e específica de equipes em relação à rastreabilidade e a necessidade de entender o conceito como um investimento, não apenas custo. Como conselho básico, sugeriu aos frigoríficos que comecem pelo básico, de forma bem feita, sempre com base em informações.
 

Preocupação com segurança alimentar é tendência no mercado de ingredientes para frigoríficos
 

Entregar alimentos cada vez mais seguros e acessíveis para o consumidor é uma das principais tendências do setor de ingredientes que atendem frigoríficos. Essa preocupação, que se traduz em tecnologias, moléculas e processos cada vez mais inovadores, é um dos conceitos presentes na Vitrine da Carne, uma das atrações de experiência da TecnoCarne 2024 que conta com a participação de empresas especializadas em ingredientes.
 

Corbion, líder global no mercado de ácido lático e seus derivados, referência na conservação de alimentos, é um dos destaques do espaço. Para Silvio Gava, gerente de vendas da empresa, o mercado tem se preocupado cada vez mais não só com aspectos como cor, textura e sabor, mas também com a segurança dos alimentos.
 

“Nosso papel é ajudar a conservar os produtos com segurança e dentro da legislação, que é bem rígida”, diz Gava. “É um mercado que cresce bastante, é pujante, e tem demanda por novas tecnologias.”
 

Matilde Marques, diretora da Divisão de Negócios de Ingredientes da Adeste (empresa especialista na combinação sinérgica de ingredientes para melhorar suas características), também afirma que a segurança é uma preocupação crescente do mercado.
 

“É preciso entregar, para o consumidor, alimentos cada vez mais seguros e acessíveis, com inovações para que esses produtos tenham mais saudabilidade”, diz. “Para isso, nos baseamos em conhecimento de mercado, conhecimento técnico e conhecimento dos processos dos clientes.”
 

Pela primeira vez na TecnoCarne, a Doremus, empresa brasileira especializada na produção de aromas, nutrientes e ingredientes para textura para o mercado de alimentos e bebidas, apresentou seu mais novo condimento para carnes: Chicago. Trata-se de uma mistura baseada na Moda de Chicago. O condimento é injetado na peça de carne antes do cozimento.
 

Quem visitou o estande da marca, pôde degustar o condimento em um pedaço de alcatra. “A aceitação do público foi surpreendente. Além disso, encontramos com alguns clientes e discutimos projetos em andamento e novos também. Participar da TecnoCarne foi uma realização para nós, pois conseguimos fazer a exposição da marca e ainda prospectar novos parceiros”, afirma Matheus Felizardo, auxiliar de marketing da Doremus.
 

Programação

A programação da Vitrine da Carne segue nesta sexta-feira (21), com Marcelo Bolinha, especialista em cortes de carnes, que vai apresentar cortes e técnicas de desossa inovadoras, que vão além do convencional.

Para completar as experiências, os visitantes terão a oportunidade de degustar pratos exclusivos de carne preparados pela renomada ex-Masterchef Manoela Lebron, após as apresentações.

Serviço

Data: 18 a 21 de junho de 2024

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo/SP

Horários: Terça a quinta-feira: 13h às 20h | Sexta-feira: 13h às 18h

Credenciamento para visitar a Fispal Tecnologia deve ser feito pelo site www.fispaltecnologia.com.br

Sobre a Fispal Tecnologia & TecnoCarne

A Fispal Tecnologia e a TecnoCarne são a principal plataforma de conexão entre as indústrias de alimentos, bebidas e proteínas. Por meio do evento físico, que acontece no São Paulo Expo, e da plataforma digital, as duas oferecem networking, conteúdo e oportunidades de negócios aos profissionais do setor durante os 365 dias do ano.

Sobre a Informa Markets  

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Indústria, Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, a Informa Markets segue construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite www.informamarkets.com.br ou entre em contato pelo e-mail institucional@informa.com.

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