A Escolar Office Brasil 2024, o maior evento de papelaria das Américas, conclui sua 36ª edição nesta quarta-feira (07) no Expo Center Norte, em São Paulo. Durante quatro dias, o evento reuniu os principais players do setor, proporcionando um ambiente único para networking, negócios, inovação e novidades. Ao todo a feira contou com a participação de mais de 280 expositores, incluindo cerca de 450 marcas e apresentando perto de mil lançamentos em produtos para o segmento de papelaria.
Ao longo dos quatro dias, o evento recebeu milhares de pessoas, que participaram de diversas experiências entre palestras e exposições, fomentaram os negócios e conheceram as grandes novidades do setor.
“A feira superou nossas expectativas. Isso demonstra a força e a relevância do setor, além de reafirmar a importância de proporcionar um espaço onde os principais players podem se encontrar, trocar ideias e estabelecer parcerias estratégicas”, afirma Fernando Ruas, CEO da Francal. “Agradecemos a todos os expositores, visitantes e parceiros que contribuíram para o sucesso desta edição e já estamos ansiosos para a próxima”, completa.
“O evento não apenas celebrou suas conquistas passadas, mas lançou um olhar para o futuro, inspirando a próxima geração de criadores e empresários a moldar o cenário da papelaria do amanhã”, diz Luciana Ramos, Head de Produto da Francal.
Durante os quatro dias de evento, os visitantes participaram do Escolar Experience, um palco repleto de muito conteúdo com uma agenda de palestras e painéis com a presença de profissionais renomados. Confira alguns destaques deste dia de encerramento:
Apresentação dos principais lançamentos da Escolar 2024 nas categorias Organização e Sustentáveis.
Mariana Ferreira, personal organizer associada da ANPOP (Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade) apresentou alguns destaques de lançamentos do setor, mas com um conceito organizado. A palestrante trouxe as novidades do setor que abrangiram desde estojos organizatórios, forros de gavetas e até planners mensais com usos mais organizados para o dia a dia. De acordo com Mariana: “É muito legal a gente saber as formas de uso, assim podemos vender melhor aos nossos clientes os produtos que nós vendemos”.
A professora e influenciadora Natália Ferreira completou a “Sessão Review” com lançamentos voltados para a sustentabilidade. A palestrante apresentou novidades do varejo enfatizando que as crianças possuem mais facilidade em se adaptar aos lançamentos sustentáveis, desde livros sobre o tema até réguas, canetinhas e lápis ecológicos plantáveis – com sementes no seu interior. Materiais com selos de reflorestamento foram destaque na apresentação e a discursista declarou: “Por que não unir o universo da papelaria com o universo sustentável? Tudo é possível”.
Personalização: A força da exclusividade para turbinar as vendas
A palestra ministrada por Milu Spivack, Gerente de Marketing da Fina Ideia, teve como início uma breve apresentação sobre a empresa e quais princípios a marca se firma, como a honestidade em relação a excluisividade dos produtos que elabora com seus clientes e a iniciativa de realizar collabs com papelarias, ajudando a impulsionar a venda dos itens. Milu convidou a subir ao palco, uma de suas clientes, a empreendedora e influenciadora Bia Winston, responsável pela Lojinha da Bia Winston, para falarem como se diferenciar no mercado competitivo por meio da personalização de itens ajuda a obter um destaque por ter agregado o valor da exclusividade nos produtos.
Produtos inclusivos na papelaria: um grande diferencial para o seu negócio
A gerente de produto do grupo Leonora, Fernanda Ricci, esteve presente no último dia do palco Escolar Experience para abordar a importância da inclusão no setor da papelaria.
A gerente ressaltou a importância de ter um lugar de fala como esse e reforçou que o propósito do grupo é “trazer momentos felizes em qualquer etapa da vida das pessoas”. Após dois anos de pesquisas e desenvolvimento, o grupo Leonora trouxe para a Escolar Office Brasil 2024 uma linha de produtos voltados para pessoas neurodivergentes com um preço acessível.
Com os resultados do estudo realizado, o grupo Leonora compreendeu que era necessário ter em um material escolar para acessibilidade e inclusão. “Os nossos produtos servem para incluir e não excluir. Ou seja, qualquer criança, seja neurodiversa ou não, pode utilizar“, relatou. A gerente ainda apresentou cada um dos produtos durante sua palestra e suas funcionalidades.
Sustentabilidade aplicada ao pequeno varejo e à indústria papeleira: é possível?
O painel começou com a Carolina Hahn, diretora da papelaria Cometa, localizada em Lajeado-RS, relembrando os acontecimentos do início do ano no Rio Grande do Sul, quando a executiva mencionou a ação social “Adote um Estudante”, que consiste na doação de um kit de material escolar voltado para as crianças que foram afetadas pelas enchentes no estado gaúcho.
Escolhida para representar os varejistas, Carolina teve a oportunidade de trazer a prática das vendas para palestra informando que “os mais novos, a geração Z e Alpha, tendem a buscar por produtos sustentáveis. Mas que quando existe uma sinalização acerca da mercadoria ser amigo do meio ambiente, as pessoas refletem o que desejam comprar”.
O mito de que produtos sustentáveis são mais caros foi desmistificado por Ivan Bignardi Diretor-executivo do Grupo Bignardi e Jandaia Cadernos; e Fábio Mortara, presidente da Two Sides Brasil Sebrae, onde explicaram que papel reciclado não é valorizado por um fator cultural e que os vendedores compreendendo a situação aumentam o preço do produto. Mortara ainda reforça a importância do papel no desenvolvimento infantil, por questões de sensibilidade tátil, aprendizagem, criatividade e que o aliado dos pais para os filhos não viverem absortos em telas é o papel.
Ferdinando Carvalho, CEO da Ecoplast, concordou com o aspecto educativo e informou a necessidade de cada vez mais desenvolvermos a educação ambiental para as pessoas de todas as idades não bastando apenas falar sobre o assunto, mas agir seja comprando materiais recicláveis, principalmente o plástico que apresenta uma taxa de 14% de reciclagem no Brasil, já que na visão de Carvalho não existe uma volta para o mundo sem esse material.
Foi uma alegria ver tantas trocas de conhecimento, inovações apresentadas e parcerias estabelecidas. A energia e o comprometimento de todos os presentes tornaram esta edição inesquecível.
A próxima edição da Escolar Office Brasil já tem data marcada! Em 2025, nos encontraremos novamente dos dias 3 a 6 de agosto. Estamos ansiosos para compartilhar mais novidades e continuar fortalecendo este setor tão importante.
Até lá, continuaremos conectados em todas os nossos canais e pontos de contato. Foi incrível!