Participação feminina cresce na construção civil, mas ainda representa apenas 19,5% dos engenheiros

0
159

Engajamento feminino ajudou a quebrar barreiras, mas segue sendo minoria na construção civil, além de receber, em média, 19,4% a menos que os homens.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a participação feminina na construção civil cresceu 120% entre 2007 e 2018. Nos primeiros cinco meses de 2023, representaram a maioria, com 60%, das admissões na construção civil, conforme dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). No entanto, elas ainda figuram apenas em 19,5% dos profissionais registrados no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Para reverter esse cenário, Denise Fonseca, diretora comercial da Glasspeças, criou no começo deste ano o Projeto Divas do Vidro. No dia 27 de junho, durante o 4º Fórum Contramarco, evento coligado à Fesqua (Feira Internacional da Indústria de Esquadrias) e Fesqua Vetro, a executiva  anunciou que, em março de 2025, irá promover um encontro exclusivo às mulheres da construção civil na cidade de São Paulo.

“Seminários são muito importantes para o setor, como o Fórum Contramarco. A realização de um evento exclusivo ao público feminino aumenta o apoio mútuo entre as mulheres. Só assim é possível quebrar tabus que ainda existem. O maior engajamento feminino  reflete-se nessa melhora recente nos cargos ocupados, que também vem sendo articulado por pioneiras que tiveram destaque e trouxeram mais profissionais. Estamos buscando, através da união feminina, alcançar maior visibilidade às profissionais que não são valorizadas em seu ambiente de trabalho e proporcionar oportunidades de reconhecimento e destaque”, afirma.

Em sua apresentação, Fonseca trouxe um dado do Banco Nacional de Empregos (BNE) que expõe uma diferença de 38,6% entre os gêneros no cargo de engenheiro civil. Além disso, em 2015, as mulheres representavam 30,3% das matrículas em cursos de engenharia civil, mas apenas 26,9% conseguiram espaço no mercado.

“As mulheres ainda são taxadas como inferiores e precisam trabalhar o dobro em busca de serem reconhecidas. Precisamos de determinação para quebrar esses paradigmas. As lideranças femininas aumentam em 2,5 vezes as chances de outras mulheres ocuparem cargos de liderança e com maiores remunerações, reforçando como o estigma masculino ainda nos coloca como menos inteligentes e menos capacitadas”, avalia.

Rodada de Conhecimento

Para ajudar o crescimento do setor, a Siescomet (Sindicato da Indústria de Esquadrias e Construções Metálicas do Estado de São Paulo) estará presente com rodadas de conhecimento durante os quatro dias da Fesqua este ano. Segundo a executiva Vanessa Accunzo, oficinas e workshops acontecerão no estande da entidade, que também busca uma interlocução com novos associados no evento.

“Estaremos presentes para qualificar o mercado, pois notamos uma defasagem de técnicos de esquadrias, por exemplo. Atuamos em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que é uma grande fonte de inovação em vários setores da sociedade. Queremos transmitir conhecimento e ajudar no aprimoramento de profissionais do setor”, declarou Accunzo.

Algumas oficinas e cursos do Senai Tatuapé devem acontecer durante o evento, que ainda terá um espaço reservado pela manhã e outro à tarde destacando a transformação digital na indústria. Além disso, a entidade terá óculos de realidade virtual que permitirão uma visita a uma obra sustentável.

“Também vamos levar uma área de crédito junto a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), vídeos dos associados que trabalham com estruturas modulares e promovemos o curso de automação, mostrando que é possível investir em conhecimento sem gastar muito. Estamos juntos da Fesqua desde sua fundação e participar da maior feira do segmento é muito importante para nós”.

Serviço:

Fesqua 2024 | Feira Internacional da Indústria de Esquadrias

Data: 11 a 14 de setembro de 2024
Horário: 4ª a 6ª – 13h às 20h | Sáb. – 11h às 18h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP
Transporte gratuito: O evento disponibiliza vans próximas à Estação Jabaquara, 1 hora antes até 1 hora depois do funcionamento da feira.

Mais informações neste link.

Sobre a Fesqua | Organizada há 15 edições, a Fesqua é considerada um evento relevante no calendário internacional, e é realizada pelo Grupo Contramarco em parceria com a IEG Brasil. Tem como foco inovações para esquadrias, vidros, fachadas, automação, portões, grades, acessórios, ferragens, máquinas e equipamentos para esquadrias e vidro. Além de fabricantes de esquadrias, vidraceiros e consultores, é frequentada por arquitetos, engenheiros e construtores, projetistas, entre outros profissionais do setor. Mais de 80% do público visitante tem influência sobre a compra, e 96% acreditam que a feira oferece oportunidades de networking.

Sobre o EBRATS | Criado em 1979, o EBRATS é reconhecido como uma das principais vitrines para tecnologias e produtos de tratamento de superfícies para a América Latina. Tradicionalmente, a feira acontece em parceria com a ABTS – Associação Brasileira de Tratamentos de Superfície. O evento B2B reúne um público qualificado, composto por químicos, engenheiros, técnicos, laboratoristas, fornecedores de produtos químicos e de materiais. Também é procurado por fabricantes e fornecedores de equipamentos, usuários diretos e indiretos, projetistas, arquitetos, entre outros.

Sobre a Contramarco | Inserido no setor da construção civil há 25 anos, com foco na indústria de esquadrias e vidro, o Grupo Contramarco iniciou suas atividades no ano 2000, lançando a revista Contramarco e a FESQUA – Feira Internacional da Indústria de Esquadrias, realizada a cada dois em São Paulo/SP.

O sucesso crescente dessas duas iniciativas pioneiras no setor da construção civil impulsionaram a direção do Grupo a criar novos eventos especializados e bem-sucedidos, como o SAIE VETRO – Salão da Indústria de Esquadrias e Vidro (realizado a cada dois anos em Florianópolis/SC); o Fórum Contramarco ( é realizado periodicamente em uma região do país); o Prêmio Nelson Firmino (para destacar obras e projetos especiais) e a FESQUA VETRO – Feira Internacional de Esquadrias e Vidros para Construção Civil, que ocorre simultaneamente à grande feira FESQUA, considerada a terceira maior do mundo no segmento de esquadrias.

Hoje, o Grupo Contramarco é o principal polo gerador de negócios e conexões para profissionais da indústria de esquadrias e vidro no país.

Sobre o IEG Brasil | Em 2022, o IEG – Italian Exhibition Group,  um dos principais organizadores de feiras e congressos da Europa, iniciou as operações no Brasil com o objetivo de expandir sua atuação no país com o grupo IEG Brasil. Atualmente, onzefeiras integram o portfólio da empresa voltadas aos segmentos de fitness, saúde, bem-estar, esquadrias, tratamento de superfície, geotecnologia, drones e espacial integram o portfólio da empresa: BTFF – Brasil Trading Fitness Fair, Fesqua, Fesqua Vetro, Feipat, Ebrats, DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR, e-VTOL, Expo InfraFM e SBC-Br.O IEG, listado na Bolsa de Milão, se consolidou como líder na organização de feiras de negócios e congressos na Itália e é conhecido por sua atuação em seis categorias: Alimentos & Bebidas; Joalheria & Moda; Bem-Estar, Esporte & Lazer; Turismo & Hospitalidade; Lifestyle & Inovação; Ambiente & Tecnologia. Hoje, o grupo é responsável pela organização de mais de 50 feiras e 190 eventos e congressos.  Nos últimos anos, deu início a um processo de expansão no exterior, com aquisições e parcerias estratégicas em países como Estados Unidos, Emirados Árabes, China e Brasil. Em 2023, a empresa faturou € 212.4 milhões, valor 32% maior que o ano anterior, com EBITDA de € 49.5 milhões. Mais informações em: www.iegexpo.it/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui