O evento acontece entre os dias 22 e 24 de outubro e reúne as principais tendências e negócios para o setor varejista.
Marcada para os dias 22 e 24 de outubro (de terça a quinta), no recém reformulado Distrito Anhembi, na capital paulista, a terceira edição da Seafood Show Latin America, promete se consolidar ainda mais, como um dos maiores eventos do setor dos pescados e frutos do mar da América Latina e consequentemente, importante feira para o varejo.
Fonte de conexões no setor varejistas, a Seafood Show traz para o mercado de varejo, as principais tendências e oportunidades de negócios para o setor dos pescados e reúne expositores nacionais e internacionais, apresentando uma vasta gama de serviços e de produtos, desde pescados frescos e congelados até produtos processados e gourmet. Além de ser uma excelente vitrine para o varejo, o evento conta com palestras e workshops sobre boas práticas, novas tecnologias de conservação e estratégias de marketing que podem ajudar os varejistas a aumentar as vendas e a fidelizar os clientes.
“O mercado dos pescados está em constante crescimento, impulsionado pela demanda por alimentos saudáveis e sustentáveis. Essa feira é uma oportunidade única para o varejo conhecer de perto as novidades e fechar parcerias que agreguem valor ao seu portfólio de produtos”, destaca um dos porta-vozes do evento.
Um dos destaques da programação do evento está por conta do “Seafood Service Show by Abrasel” e do “Espaço Talks” – destinado para debates e insights entre os mais de 3mil visitantes esperados para essa edição.
Vale ressaltar que o consumo dos pescados está diretamente associado a: alimentação saudável, diversificação de produtos, rentabilidade e tendência de conveniência (que atendem às necessidades dos consumidores). Portanto, a relevância do setor dos pescados para o varejo vai além do simples fornecimento de alimentos. Ele contribui para o atendimento de novas demandas de consumo, diversificação de oferta e incremento na lucratividade, tornando-se um segmento estratégico para o crescimento do varejo.
Só em 2023, o mercado mundial de pescados foi avaliado em aproximadamente US$ 159 bilhões e estima-se que atinja US$ 199 bilhões até 2027, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de cerca de 5,6%.
Em muitos países, o setor representa uma parcela significativa do faturamento do varejo alimentar. Por exemplo, em alguns mercados europeus e asiáticos, os pescados podem representar até 10% do total das vendas de alimentos frescos nos supermercados. No Brasil, a participação do setor nas vendas do varejo tem crescido e gera receitas expressivas movimentando aproximadamente R$ 25 bilhões ao ano. Está relacionada à geração de empregos diretos e indiretos, desde a pesca e aquicultura até a distribuição e venda no varejo. Globalmente, estima-se que mais de 120 milhões de pessoas dependam diretamente da pesca e aquicultura para sua subsistência, muitos dos quais fornecem produtos diretamente ao setor varejista. Dados, segundo o Food and Agriculture Organization (FAO), a ABIPESCA (Associação Brasileira da Indústria de Pesca) e o MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços). Dados que só reforçam a importância do evento para o mercado.
Serviço
Data: 22 a 24 de outubro
Horário: das 13h às 20h
Local: Distrito Anhembi(Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo/SP)
Ingressos: seafoodshow.com.br (somente para profissionais do setor)