Evento abre suas portas nesta terça-feira, 1º de outubro, 12h, para uma edição que celebra a diversidade de vinhos e destilados do mundo todo; a área de exposição cresceu 30% em relação ao ano passado e mais de 12 mil visitantes devem passar pelo pavilhão verde do Expo Center Norte.
A quarta edição da ProWine São Paulo abre suas portas nesta terça-feira, 1º de outubro, às 12h. Mais de 12 mil visitantes devem passar pelo Expo Center Norte durante três dias, para um evento que antes mesmo de começar já quebrou recordes: serão mais de 1.400 marcas de 34 países em exposição em uma área 30% maior que em 2023. A maior feira de vinhos e destilados das Américas reúne os principais players do setor para geração de negócios, lançamentos, networking e compartilhamento de conhecimentos.
Entre as novidades deste ano, um aplicativo exclusivo foi desenvolvido para conectar expositores e visitantes, aprimorando a experiência e ampliando as possibilidades de contato, reforçando a comunidade ProWine São Paulo em uma única plataforma de comunicação. Para proporcionar uma imersão ainda mais rica e envolvente aos profissionais, a feira introduziu uma setorização por países. Essa nova abordagem promoverá uma experiência sensorial singular, em que cada área representará o melhor das bebidas de uma região específica, resultando na descoberta de uma vasta gama de sabores, aromas e tradições.
“Estamos animados com a expectativa em torno da ProWine São Paulo 2024. Nosso objetivo é oferecer uma experiência excepcional aos profissionais por vinhos e destilados e sem dúvida a setorização por países eleva o padrão do evento e a jornada dos visitantes”, fala a diretora do evento, Malu Sevieri.
Marcas e produtos de 34 países estão confirmados: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bósnia, Brasil, Bulgária, Chile, Coreia do Sul, Escócia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, França, Geórgia, Grécia, Hungria, Itália, Japão, Líbano, Macedônia do Norte, México, Moldávia, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Reino Unido, Romênia, Sérvia, Síria, Trindade e Tobago, Turquia e Uruguai.
“Este ano, celebramos a estreia de Bósnia, Coreia do Sul, Escócia, Geórgia, Japão, Macedônia do Norte, México, Reino Unido e Sérvia na feira. Todos apresentando bebidas com características bem peculiares. As marcas estão animadas em estreitar os laços com o público, especialmente da América Latina e os visitantes podem esperar muitas novidades e surpresas”, afirma Malu.
ProSpirits e o poder dos destilados
Outra novidade desta edição é a criação de espaço dedicado a destilados do mundo todo. A ProSpirits, sucesso na ProWein, em Düsseldorf, promete uma imersão nessa categoria de bebidas. Assim como na Alemanha, representará não apenas uma feira comercial, mas um local onde fabricantes, distribuidores e profissionais do mercado se reúnem para explorar as últimas tendências, clássicos favoritos e criações exclusivas.
“Os destilados correspondem a 12% do faturamento total de bebidas alcoólicas no Brasil. Há uma vasta oportunidade de crescimento nessa categoria, especialmente quando comparada a países com características de mercado semelhantes. Na Alemanha, por exemplo, onde a cerveja domina as preferências, assim como aqui, os destilados representam 20% do mercado. No Chile, renomado pela produção de vinhos, as bebidas destiladas correspondem a 21% das vendas”, conta o diretor da feira, Christian Burgos.
Segundo ele, diante desse panorama, é totalmente possível que o Brasil alcance esse mesmo nível nos próximos anos, capturando assim uma fatia maior desse mercado. Se a categoria de destilados no país conseguir alcançar a mesma proporção que tem no Chile, isso poderia resultar em um potencial de faturamento superior a R$40 bilhões.
Masterclasses com degustações
Outro importante destaque do evento é o ProWine Fórum, um espaço exclusivo para conhecimento, inovação e degustação. Dividido em salas, a iniciativa oferece uma plataforma única para especialistas e marcas expositoras compartilharem sua expertise, lançamentos e tendências com um público qualificado e ansioso por descobertas. A iniciativa vem se consolidando, ano após ano, como um ambiente dinâmico onde os profissionais podem mergulhar nas nuances do mundo dos vinhos e destilados, guiados por alguns dos maiores especialistas do setor.
Entre os temas das sessões deste ano, estão: mercado de vinhos pré e pós pandemia; lançamento da nova safra do Pêra Manca Tinto; a diversidade do vinho argentino; estratégias para acelerar as vendas de vinho no final do ano; presente e futuro de um sommelier de vinho; o saquê como bebida global; o melhor gin do mundo é brasileiro; a Chapada Diamantina e um novo terroir; combate ao mercado ilegal; comunicação na enologia, entre outros.
“Para os visitantes, o ProWine Fórum é um verdadeiro tesouro de conhecimento. Desde masterclasses ministradas por renomados enólogos até palestras sobre as influências culturais nas preferências de sabor, há algo para todos os gostos e níveis de experiência. É uma chance única de aprimorar o paladar, descobrir novos rótulos e explorar os segredos por trás das garrafas, além, é claro, de manter-se atualizado sobre os mercados, brasileiro e mundial, de vinhos e destilados “, complementa Malu.
Projeto Comprador
Visando expandir a participação de compradores de todas as regiões do Brasil e do mundo, a ProWine São Paulo 2024 está recebendo o apoio do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS). Em parceria com o Sebrae RS, a iniciativa levará à feira profissionais nacionais que realizaram rodadas de negócios com as marcas expositoras.
Já o projeto setorial Wines of Brazil, mantido pela Uvibra-Consevitis em parceria com a Apex-Brasil com o objetivo de promover junto ao mercado internacional os vinhos produzidos no país, levará ao evento compradores internacionais interessados em estreitar a relação comercial com a indústria vitivinícola brasileira.
Sustentabilidade
Em parceria com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), a ProWine São Paulo executará mais uma vez o programa Glass is Good, que engloba a logística reversa de todo o vidro utilizado durante a feira. A reciclagem do vidro não apenas economiza energia, mas também reduz a extração de matérias-primas, minimiza as emissões de CO2 na atmosfera e combate o acúmulo de resíduos de vidro em aterros sanitários, onde permanecerão indefinidamente.
Este ano, uma máquina de triturar vidro estará na feira realizando a ação ao final de cada dia visando eliminar a possibilidade de falsificação de garrafas, que pode acontecer a partir de eventos do gênero.
O Glass is Good busca não somente promover essa mudança, mas também valorizar a cadeia produtiva do vidro, estabelecendo uma cultura de reciclagem e proporcionando ganhos financeiros aos catadores e colaboradores do programa.
Em 2023, a ação resultou em economia de energia equivalente a 1.310,40 kW/h, redução de emissões de CO2 na ordem de 1.446,90 kg, diminuição de 3.276,00 kg na extração de matérias-primas e um impacto social positivo para 48 cooperados e suas famílias.
Para mais informações e inscrições, acesse www.prowinesaopaulo.com.