ABRIN 2024: Brinquedos inclusivos são tema de destaque da 40ª edição da feira ABRIN

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Expositores e palestrantes do ABRIN Talks enfatizam a importância dos brinquedos para diversidade, inclusão e pessoas com condições especiais

ABRIN 2024 deu voz à importância da inclusão no universo dos brinquedos, reforçando que o brincar é um direito de todas as crianças. Na palestra do Abrin Talks do segundo dia, Categorias especiais do varejo: Brinquedos para diversidade, inclusão e pessoas com condições especiais, especialistas debateram como a indústria pode garantir que todos os pequenos se sintam representados e acolhidos.

O talk evidenciou que a inclusão no mundo dos brinquedos é um compromisso de toda a sociedade. Ao garantir que todas as crianças tenham acesso a experiências lúdicas que as representem e acolham, construímos um futuro mais justo e diverso.

Bruno Zanoni, diretor de programação e aquisições da Stenna Group, detentora do canal Zoomo Kids, destacou que a inclusão não se trata apenas de adaptar conteúdos, mas sim de criar experiências pensadas para atender às necessidades específicas de cada criança. “O canal, presente em todas as TVs de assinatura, oferece desenhos inclusivos com recursos como libras e audiodescrição, democratizando o acesso à diversão”, conta.

Figura II – Bruno Zanoni, diretor de programação e aquisições da Stenna Group, detentora do canal Zoomo Kids (Foto: Recs Filmes)

Bruno Zanoni, diretor de programação e aquisições da Stenna Group, detentora do canal Zoomo Kids, destacou que a inclusão não se trata apenas de adaptar conteúdos, mas sim de criar experiências pensadas para atender às necessidades específicas de cada criança. “O canal, presente em todas as TVs de assinatura, oferece desenhos inclusivos com recursos como libras e audiodescrição, democratizando o acesso à diversão”, conta.

Figura III – Rennan Gonçalves, CEO da Maloca Games (Foto: Recs Filmes)

Aimportância da representatividade nos jogos também foi pauta do talk. Rennan Gonçalves, CEO da Maloca Games, empresa que desenvolve o estilo afrogames e que valorizam povos marginalizados, promovendo o protagonismo e a valorização cultural, conta que é importante jogos e mídias que reproduzam a imagem de diferentes realidades. “Ao introduzir jogos modernos, com protagonistas que representam a diversidade, estamos falando de autoconhecimento”, afirma.

Carla Delponte, do Mundo Adaptado, marketplace de produtos para crianças com deficiência, destaca que o mercado inclusivo vem crescendo, mas ainda há muito a ser feito. “Temos mais acessibilidade do que inclusão”, observa. O Mundo Adaptado oferece desde jogos e equipamentos até brinquedos adaptados, além de conteúdos informativos para pais e responsáveis.

Figura IV – Carla Delponte, do Mundo Adaptado, marketplace de produtos para crianças com deficiência (Foto: Recs Filmes)

A indústria precisa ir além da acessibilidade e pensar em inclusão, como ressalta Zanoni. “O conteúdo inclusivo é feito inteiramente pensando em se comunicar com esse público”, exemplifica. O Zoomo Kids, por exemplo, possui desenhos com protagonistas cadeirantes, autistas e com deficiência auditiva, mostrando que a diversidade é parte da vida”. 

Delponte reforça a necessidade de olhar para o outro e entender suas necessidades para criar soluções que possibilitem a inclusão na brincadeira. O Mundo Adaptado, por exemplo, possui uma comunidade online com cerca de 35 mil famílias que trocam experiências e informações.

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