South Summit Brazil 2024: Mercur apresenta solução de acessibilidade no Palco Innovation Stage

0
102

Elevador de transferência de pessoa com deficiência sensório-motoras foi cocriado com a Unisc e Imply no projeto Inova+Vales

A Mercur, indústria das áreas da saúde e educação, estará no South Summit Brazil 2024, no Palco RS Innovation Stage, no dia 20 de março, a partir das 14 horas, em Porto Alegre, para apresentar os processos de cocriação de um elevador de transferência de pessoa com deficiência sensório-motoras. O protótipo é um subprojeto do Inova+Vales desenvolvido em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e a Imply através de financiamento do Governo Estadual, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT). 

A Mercur, a Imply e a Unisc cocriaram um recurso na área da saúde que auxilia a pessoa com deficiência de mobilidade ou sensório-motora na transferência para uma cadeira, cama ou outro espaço, sem que ela ou uma pessoa cuidadora se machuque fazendo força excessiva. Juntas trouxeram suas expertises para o projeto: a Mercur com a tecnologia de tecidos, o Jeito Mercur de cocriar e conhecimento na área de produtos em saúde. A Imply com a tecnologia e desenvolvimento de softwares e hardwares para a estruturação do elevador. E a Unisc com o conhecimento nas diversas áreas da saúde e engenharia e no processo de legitimação a validação em ambiente real. 

“Na Mercur trabalhamos com a cocriação, pois nosso foco é fazer com as pessoas. Cada organização entra no trabalho com seus pontos complementares, adicionando habilidades, suporte e tecnologia para tornar a solução possível”, explica Cássia de Menezes Hoelzel, Head de Inovação da Mercur. 

Nesse processo, o protótipo do elevador passou pela validação e legitimação em ambiente real.  “Este projeto agregou experiências aos integrantes do projeto, bem como, possibilitou desenvolver um produto inovador, com potencialidade de execução comercial. Para além do objetivo prioritário, o protótipo gerado oferece aos envolvidos na ação (profissionais da saúde e/ou cuidadores) melhores condições de trabalho, exigindo menor força física e mais segurança, tanto para o paciente, como para os usuários”, comenta Chana de Medeiros da Silva, professora do Curso de Fisioterapia da Unisc.   

O objetivo do painel é compartilhar e debater uma solução cocriada e produzida a partir do contexto local, interagindo, também, com participantes da quádrupla hélice (setor privado, público, universidades e organizações da sociedade civil) nacional e internacional. Estarão presentes Andreia Lúcia Gonçalves da Silva (Unisc), Janine Koepp (Unisc), Cássia de Menezes Hoelzel (Mercur) e Klaus Deppermann (Imply). Ao longo de três dias de evento serão realizadas dinâmicas diversas com conteúdos transversais, contando com a participação dos ecossistemas de Inovação do Estado e do País.  

Para saber mais sobre esta e outras atividades no South Summit Brazil 2024 acesse: https://www.southsummit.io/pt/brazil/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui